Devoção mariana

Santuário Nacional de Aparecida inicia novena e festa da Padroeira

Com tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”, Santuário Nacional de Aparecida inicia os festejos da Festa da Padroeira

Da Redação, com Santuário Nacional 

Santuário Nacional de Aparecida /Foto: Arquivo CN

Começa, nesta segunda-feira, 3, a tradicional oração da Novena para a Festa de Nossa Senhora Aparecida. A novena vai até o dia 11 de outubro, acontecendo sempre às 15h e às 19h, no Altar Central da Basílica. As cerimônias transcorrerão sempre conduzidas por um missionário Redentorista, na parte da tarde, e por um bispo ou arcebispo convidado no período da noite.

Neste ano, a novena tem como tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. Ao longo da semana, subtemas importantes para a compreensão da motivação principal, como Igreja em comunhão, participação e união fraterna, também serão refletidos.

Solidariedade

Durante os nove dias, os devotos que participam presencialmente são convidados a realizar um gesto concreto, com a doação de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições beneficentes de Aparecida e região.

A iniciativa, em 2019, chegou a arrecadar cerca de 19 toneladas de donativos. Em 2020, com as restrições e os desafios enfrentados devido à pandemia de COVID-19, o número sofreu uma queda de 89%, voltando a se reerguer em 2021, com 7 toneladas arrecadadas. Para 2022, a expectativa do Santuário Nacional é que as doações sejam reforçadas, retornando ao cenário pré-pandemia.

A ação é organizada pelo Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional. Ela visa ajudar entidades sociais de Aparecida e região. Além disso, reforça a solidariedade fomentada pela Igreja nas reflexões de cada celebração.

O Grande Dia

No dia 12 de outubro, data dedicada a Nossa Senhora Aparecida, as festividades começam cedo, com a alvorada às 4h50. Ao todo, seis horários de celebrações eucarísticas estão programados, todos no Altar Central da Basílica.

Dentre estes horários, destacam-se a Missa Solene, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, às 9h; a Missa das Crianças, às 12h; e a Celebração de Encerramento da Festa, às 19h15, seguida de um show pirotécnico, acompanhado do pátio externo da igreja.

Carreata

A tradicional carreata pelas ruas da cidade, quando moradores locais e visitantes enfeitam as janelas das casas e hotéis para prestigiarem a passagem da procissão, será realizada na quarta-feira, 5, às 16h. O grupo sairá da Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, retornando, ao término do trajeto, para a novena da noite.

Retomada das atividades

Algumas atividades suspensas, devido à pandemia de COVID-19, nas últimas edições da Festa, serão retomadas em outubro de 2022.

No dia 8, o Festival da Padroeira reunirá diversos músicos com canções em tributo a Nossa Senhora Aparecida, na Tribuna do Pátio das Palmeiras, a partir das 20h55. Já no dia 9, o Programa Especial Terra da Padroeira volta a acontecer também na Tribuna Dom Aloísio, ao vivo, às 9h15. A atração contará com a presença dos devotos que visitam o Santuário Nacional.

No dia 10, na parte da manhã, às 9h, o Passeio Ciclístico complementa a experiência de fé vivida pelos peregrinos. Saindo do Pátio das Palmeiras em direção à Cidade do Romeiro, o percurso a ser feito pelo grupo de ciclistas passará pelo Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu, local de encontro da imagem da Padroeira. Já à noite, a partir das 20h55, o Festival da Padroeira traz a apresentação do cantor Daniel e convidados.

No dia 11, às vésperas da Festa, às 20h30, devotos e religiosos do Santuário Nacional seguem na Procissão Memória em direção ao Porto Itaguaçu, pela Avenida Itaguaçu. O cortejo luminoso resgata a história de Nossa Senhora Aparecida, fazendo memória do local onde foi encontrada sua imagem em 1717. Após a procissão, têm início a Vigília Mariana na Basílica. Durante a madrugada, das 23h até as 4h30, fiéis se revezam em preces e adoração ao Santíssimo Sacramento.

O dia 12, dia da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, começará com a Procissão Solene, saindo da Basílica Histórica em direção ao Santuário Nacional, percorrerá ruas do Centro de Aparecida. A atividade será realizada após a oração do Ângelus (oração de saudação e rogo a Virgem Maria) às 18h.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo