Devoção popular

Santuário de Santa Cabeça completa 97 anos da atual igreja

Local que abriga a imagem há mais de 97 anos é muito procurado pelos fiéis que buscam a cura de doenças relacionadas à cabeça

Julia Beck
Da Redação 

Santuário de Santa Cabeça, localizado em Cachoeira Paulista (SP) /Fotos: Maricel Antonelli

O Santuário de Santa Cabeça da Diocese de Lorena (SP) completa 97 anos da inauguração da atual igreja nesta terça-feira, 26. A criação como Santuário completará 15 anos no próximo dia 26 de setembro. No entanto, a devoção a este título específico de Nossa Senhora é centenária e única no mundo: são 196 anos de história. O local que abriga a imagem há mais de 97 anos é muito procurado pelos fiéis que buscam a cura de doenças relacionadas à cabeça.

“É impossível narrar os muitos milagres que são testemunhados neste santuário”, frisa o reitor, padre Pedro de Almeida Cunha. Segundo o sacerdote, a grande maioria desses relatos de milagres são de curas de doenças como câncer, cegueira, surdez, demência a relatos relacionados a pessoas que buscam inteligência para passar em concursos, superar depressões e ansiedade.

Padre Pedro Cunha/ Foto: Santuário Santa Cabeça

O presbítero enfatiza que Nossa Senhora “tem muitos modos de se apresentar aos seus filhos e filhas” e em cada um dos diferentes modos “ela tem sempre o amor e o zelo para com cada pessoa que a procura com veneração e devoção”. “O Santuário de Santa Cabeça é caracterizado por sua simplicidade e singeleza, por ser um lugar onde se sente uma profunda paz e uma presença incrível de Nossa Senhora. É um lugar de curas e milagres”, reitera.

“Santa Cabeça” e “Nossa Senhora da Cabeça”

Apesar dos títulos terem nomes muito parecidos, padre Pedro explica que “Santa Cabeça” e “Nossa Senhora da Cabeça” são devoções diferentes. A primeira, que remete ao Santuário da Diocese de Lorena, tem uma história particular e local. Já a Devoção a Nossa Senhora da cabeça começou em 1227, com uma aparição de Nossa Senhora a um pastor de ovelhas chamado Juan Afonso de Rivas, no Pico da Cabeça, na Serra Morena, na Espanha.

“Uma segunda história, que também contribui para a devoção, é a de um homem que seria enforcado injustamente e, ao rezar a Nossa Senhora da Cabeça, recebeu o perdão do rei, no momento exato de sua execução. Em agradecimento, ele mandou fazer uma cabeça de cera e depositou-a aos pés da imagem, e a partir desse fato a imagem passou a ser representada pela imagem da Santa segurando uma cabeça na mão”, complementa o presbítero.

História da devoção e do santuário de Santa Cabeça

Oração a Santa Cabeça presente no Santuário /Foto: Maricel Antonelli

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça tem suas origens por volta do ano de 1829 quando dois homens ao pescarem no rio Tietê, recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora. Os pescadores deram-na de presente a um negociante proveniente do Rio Grande do Sul com destino ao Rio de Janeiro, chamado José Corrêa. Este por sua vez, ao passar pelo bairro do Paiol pertencente à Paróquia de Silveiras, ofereceu à Joana de Oliveira, que a guardou com respeito e devoção.

Depois de certo tempo, Joana de Oliveira mudou-se para o bairro de Jataí, pertencente à Paróquia de Cachoeira Paulista (SP) e trouxe consigo a Imagem da santa, que colocou num lugar especial de sua casa. Desde então, centenas de pessoas da vizinhança se dirigiam até a casa de Joana de Oliveira, para rezar e agradecer os milagres que recebiam da venerada Imagem.

A casa tornou-se pequena para receber a multidão que chegava de todas as paróquias vizinhas para venerar a Imagem de Nossa Senhora. O então vigário de Jataí, padre João Graciano de Farias, aconselhou a Silvéria de Oliveira, filha de Joana de Oliveira, que ficara com a Imagem, a angariar fundos, para construir uma capela, onde fosse venerada a Imagem de Nossa Senhora.

A primeira capela tornou-se pequena e deu lugar a uma maior. Esta, por sua vez, também se tornou pequena. Foi então que, em 26 de agosto de 1928, foi inaugurada a atual Igreja. Em 26 de setembro de 2010, por decreto do bispo diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos, foi criado o Santuário de Nossa Senhora de Santa Cabeça, antes pertencente à Paróquia de Santo Antônio de Cachoeira Paulista (SP). O primeiro reitor do Santuário foi o Monsenhor José Verreschi Neto. Padre Daniel de Oliveira foi o segundo reitor do local, enquanto padre Pedro é o terceiro e atual reitor.

Celebração

Sobre a celebração desta terça-feira, 26, padre Pedro enfatiza que no “Santuário de Santa Cabeça, tudo é simples e singelo”. “Não temos uma festividade específica para a data canônica, vamos fazer uma grande festa com novena no mês de dezembro para a sua festa que será no 2º Domingo de Dezembro”, disse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo