Expectativa para domingo

Santa Sé vai apresentar detalhes da beatificação de João Paulo I

Coletiva de imprensa será nesta sexta-feira, 2, para informações aos jornalistas; a missa será no domingo, dia 4 de setembro, na Praça São Pedro

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Santa Sé apresenta beatificação de João Paulo I

Papa João Paulo I / Foto: Arquivo VaticanNews

Faltam 6 dias para a beatificação do Papa João Paulo I, que será neste domingo, 4. Como parte dos preparativos, a Santa Sé vai apresentar a beatificação nesta sexta-feira, 2, em uma coletiva de imprensa. O anúncio foi feito hoje no boletim oficial. Jornalistas dos mais diversos veículos poderão participar de forma remota ou presencial.

Leia também
.: Papa João Paulo I: divulgada programação para cerimônia de beatificação

A mesa da coletiva será composta pelo postulador da causa de beatificação, Cardeal Beniamino Stella; a vice-postuladora da causa e vice-presidente da Fundação Vaticana João Paulo I, Dra. Stefania Falasca; um representante da diocese italiana de Belluno-Feltre – onde foi aberto o processo de beatificação, Dom Davide Fiocco; a neta do Papa e membro da Fundação Joao Paulo I, Lina Petri; Ir. Margherita Marin, religiosa das Irmãs de Maria Bambina,  e o padre Juan José Dabusti, da arquidiocese de Buenos Aires. 

O processo

O processo de beatificação de João Paulo I foi aberto 25 anos após sua morte, na diocese de Belluno-Feltre, em 23 de novembro de 2003. Em outubro de 2021, um decreto do Papa Francisco reconheceu o milagre de uma cura extraordinária atribuída à intercessão de Albino Luciani de uma menina na Argentina. Sofrendo com inúmeras convulsões diárias e quadro séptico de broncopneumonia, sua situação era gravíssima. A pedido da intercessão do Papa Joao Paulo I, a garota de 11 anos conseguiu se recuperar e ter sua saúde reestabelecida.

O Conselho de Medicina, na fase romana do processo, concluiu que se tratava de uma recuperação inexplicável, do ponto de vista da ciência. O processo foi concluído em 5 de outubro de 2021, com o voto positivo da sessão ordinária de cardeais e bispos e formalmente reconhecido por decreto do Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2021.

O “Papa do Sorriso”

Sempre com uma feição alegre, o Papa João Paulo I era conhecido por sua simplicidade, doçura e afabilidade, o que lhe rendeu o título de “Papa do Sorriso”. Ele teve um dos pontificados mais breves da história da Igreja Católica, tendo ficado à frente do pastoreio por apenas 33 dias, entre 26 de agosto a 28 de setembro de 1978, data do seu falecimento.

Reveja, abaixo, a reportagem que foi ao ar em julho passado no Canção Nova Notícias sobre a expectativa dos familiares para a cerimônia:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo