Apelo

Santa Sé pede soluções concretas para proteger a vida dos refugiados

O arcebispo Ivan Jurkovic, Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas em Genebra, discursou, nesta terça-feira, 7, e falou sobre a situação dos refugiados em todo o mundo

Da redação, com Vatican News

O arcebispo Ivan Jurkovič, enviado do enviado especial do Vaticano à Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento / Foto: RV

A Santa Sé reiterou seu compromisso de dialogar e trabalhar com outras pessoas para encontrar soluções concretas para a migração em massa e os movimentos de refugiados, a fim de preservar a vida e a dignidade humanas, aliviar o sofrimento humano e promover um autêntico desenvolvimento integral.

O arcebispo Ivan Jurkovic, Observador Permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas e outras organizações em Genebra, fez esta promessa nesta terça-feira, 7, em uma reunião patrocinada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no documento “Reassentamento e Caminhos Complementares”.
Caminhos complementares são avenidas seguras e regulamentadas pelas quais os refugiados podem ser admitidos em um país e têm suas necessidades de proteção internacional garantidas enquanto são capazes de se sustentar para alcançar uma solução sustentável e duradoura.

O documento identifica reassentamento e caminhos complementares como “mecanismos tangíveis para um compartilhamento equânime de encargos e responsabilidades”.

Solução para o Terceiro Mundo

O arcebispo Jurkovic reconheceu os esforços do Alto Comissário para aumentar as soluções de países terceiros para refugiados por meio da “Estratégia Trienal sobre reassentamento e caminhos complementares (2019-2022)”, conforme estabelecido no Pacto Global para Refugiados. O religioso também recebeu com satisfação as promessas feitas para alcançar essa estratégia no contexto do primeiro Fórum Global de Refugiados de 2019.

Sobre este assunto, observou o Papa Francisco, espera que um número maior de países adote programas de patrocínio privado e comunitário e abra corredores humanitários para refugiados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo