ESTADOS UNIDOS

Santa Sé e episcopado americano parabenizam Trump após eleição

Cardeal Parolin desejou sabedoria ao novo governante americano e Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos convocou povo a rezar por representantes eleitos

Da Redação, com Vatican News

Foto: Brandon Mowinkel via Unsplash

Em nome da Santa Sé, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, desejou sabedoria a Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira, 6.

O cardeal foi abordado por jornalistas antes de um evento na Pontifícia Universidade Gregoriana e foi interpelado sobre a eleição do candidato republicano. Ao comentar o assunto, Parolin expressou acreditar que o novo governante americano “deve trabalhar sobretudo para ser presidente de todo o país, superando assim a polarização que ocorreu, que se fez sentir muito, muito claramente neste tempo”.

Por fim, o secretário vaticano afirmou esperar que Trump “possa ser verdadeiramente um elemento de distensão e de pacificação nos atuais conflitos que sangram o mundo”.

Oração pelos representantes eleitos

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos também se manifestou sobre a eleição de Donald Trump. O presidente da conferência, Dom Timothy Broglio, convocou os americanos a rezar pelo novo presidente e por todos os membros eleitos para representar o povo nos níveis nacional, estadual ou local.

“Nos Estados Unidos, temos a sorte de viver em uma democracia”, observou Dom Broglio, em nota. “Parabenizo o presidente eleito Trump, assim como as autoridades nacionais, estaduais e locais que fizeram campanha para representar o povo. Agora, passamos da campanha para o governo”, salientou.

O arcebispo frisou no texto que “a Igreja Católica não está alinhada com nenhum partido político, nem a conferência episcopal”. Ele enfatizou que os ensinamentos da Igreja permanecem inalterados independentemente de quem esteja governando, expressou o desejo dos bispos de trabalhar com os representantes eleitos do povo para promover o bem comum de todos.

Finalizando a nota, Dom Broglio exortou os americanos: “Vamos rezar pelo presidente eleito Trump, assim como por todos os líderes na vida pública, para que eles possam se levantar para cumprir as responsabilidades confiadas a eles enquanto servem nosso país e aqueles que eles representam”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo