Diplomacia

Santa Sé e Cazaquistão comemoram 30 anos de relações diplomáticas

30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a República do Cazaquistão será em 17 de outubro deste ano

Da Redação, com Vatican News

Segundo comunicado, o Cazaquistão compartilha a visão global da Igreja católica baseada nos ideais de bondade, justiça, solidariedade e compaixão. / Foto: Mosque Under Cloudy Sky – Pexels

Por ocasião do 30º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a República do Cazaquistão, que cai em 17 de outubro deste ano, a Sala de imprensa da Santa Sé publicou um comunicado conjunto. O texto expressa a satisfação pela presença do Papa no VII Congresso de líderes das religiões mundiais no próximo mês de setembro no país asiático.

Nas últimas três décadas, a Santa Sé e o Cazaquistão desenvolveram laços de amizade e cooperação multiforme, que se apoia em fortes laços de respeito mútuo e prioridades compartilhadas, lê-se no comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira, 31.

O comunicado foi assinado pelo secretário para as Relações da Santa Sé com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher, e pelo vice primeiro-ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Mukhtar Tileuberdi, por ocasião do aniversário.

“O Cazaquistão compartilha a visão global da Igreja católica baseada nos ideais de bondade, justiça, solidariedade e compaixão. A Igreja católica saúda o papel do Cazaquistão na promoção do diálogo intercultural e interreligioso.” 

Relações recíprocas

O Cazaquistão é o Primeiro país da Ásia Central a assinar um Acordo sobre relações recíprocas com a Santa Sé em 1998, e essa parceria com Vaticano cresceu com o tempo. Também foi o primeiro país da Ásia Central a ser visitado pelo Papa João Paulo II,  isso se deu em 2001.

“Hoje – continua o texto – o Vaticano e o Cazaquistão continuam a trabalhar juntos. Isto é demonstrado pela assinatura, durante a visita oficial de Tileuberdi ao Vaticano em 30-31 de maio de 2022, de um Memorando de entendimento entre o Centro Médico Universitário do Cazaquistão e o Hospital Bambino Gesù, bem como de um Memorando de entendimento entre o Instituto de Estudos Orientais R.B. Suleimenov e a Biblioteca Vaticana.”

Também a Santa Sé e o governo do Cazaquistão estão esperando para assinar um Acordo para a concessão de vistos, e autorizações de residência aos membros da Igreja católica, com base no resultado das negociações em andamento. 

Diálogo inclusivo e abrangente para garantir a paz

Visto como um dos valores fundamentais do mundo contemporâneo, e uma condição para a continuação da coexistência pacífica diante dos desafios contemporâneos, a Santa Sé e a República do Cazaquistão compartilham a confiança na cultura do diálogo “inclusivo e global”. 

“O Cazaquistão saúda a decisão do Papa Francisco de participar do VII Congresso de líderes das religiões mundiais e tradicionais, a ser realizado em Nursultan, capital do Cazaquistão em setembro de 2022”, afirma o comunicado. 

O texto reforça o que foi acordado durante conversações de alto nível entre o presidente do Cazaquistão S.E. Kassym-Jomart Tokayev, e o Papa em 11 de abril de 2022. Uma “colaboração frutífera” é o que a Santa Sé e o Cazaquistão esperam para os próximos anos.

 

 

 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo