Diplomacia

Santa Sé assina acordo com República Democrática de São Tomé e Príncipe

O acordo, redigido em italiano e português e composto por 28 artigos, entrará em vigor com a troca dos Instrumentos de Ratificação

Da Redação, com Vatican News

Sé Catedral de Nossa Senhora da Graça de São Tomé localiza-se na cidade e província de São Tomé, distrito de Água Grande, na ilha de São Tomé, em São Tomé e Príncipe. / Foto: Facebook Diocese de São Tomé e Príncipe

Na segunda-feira, 15, foi assinado em São Tomé, na Sala de Reuniões do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Acordo entre a Santa Sé e a República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Pela Santa Sé, assinou o arcebispo Titular de Alba Marittima, núncio apostólico em São Tomé e Príncipe, Dom Giovanni Gaspari. Pela República Democrática de São Tomé e Príncipe, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, a Sra. Edite Ramos da Costa Ten Jua. 

 

O acordo redigido em italiano e português e composto por 28 artigos entrará em vigor com a troca dos Instrumentos de Ratificação. Ele estabelece o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica e das instituições eclesiásticas. Também define o quadro jurídico das relações entre a Igreja e o Estado.

O acordo consolida ainda os laços de amizade e colaboração existentes entre as duas partes. Ao salvaguardar a sua independência e autonomia das mesmas, comprometem-se a colaborar para o bem-estar espiritual e material da pessoa humana, assim como para a promoção do bem comum.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo