TECNOLOGIA

Santa Sé apresenta projeto de modelo digital da Basílica de São Pedro

Parceria entre Santa Sé e Microsoft para criar “gêmeo” digital do templo vaticano foi apresentada nesta segunda-feira, 11, em coletiva de imprensa

Da Redação, com Vatican News

Visitantes observam imagens geradas por inteligência artificial da Basílica de São Pedro / Foto: REUTERS/Remo Casilli

Uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 11, apresentou detalhes de uma parceria entre a Fábrica de São Pedro e a empresa de informática Microsoft. O projeto “A Basílica de São Pedro: AI-Enhanced Experience” cria um verdadeiro “gêmeo” digital da igreja vaticana, tendo como público-alvo aqueles que não poderão visitar Roma durante o Jubileu 2025.

Durante três semanas, drones, câmeras e lasers capturaram mais de 400 mil imagens de alta resolução dentro do templo, que foram usadas para criar um modelo 3D ultrapreciso da basílica. Depois, o AI for Good Lab, da Microsoft, elaborou dados de fotogrametria da equipe francesa Iconem, aperfeiçoando o “gêmeo” digital com precisão milimétrica.

Os algoritmos de inteligência artificial preencheram as lacunas, melhoraram os detalhes e criaram uma reconstrução virtual perfeita. Desta forma, produziu-se uma verdadeira cópia virtual da Basílica de São Pedro, um dos símbolos de Roma.

As imagens estarão disponíveis a partir de 1º de dezembro, permitindo a quem se conectar ao site interativo da basílica visualizar tanto o interior quanto o exterior do templo, desfrutando de uma experiência imersiva através de modelos 3D detalhados e um programa educacional.

Leia mais
.: Todos devem se sentir bem-vindos na Basílica de São Pedro, orienta Papa

Dessa forma, o projeto permite que peregrinos e visitantes de todo o mundo possam admirar e interagir com a basílica. Será possível redescobrir a sua história e o seu papel como ponto de referência do cristianismo, bem como o de um precioso tesouro de arte e cultura para toda a humanidade.

Uso positivo da inteligência artificial

Além disso, a inteligência artificial também ajudou a detectar e mapear as vulnerabilidades estruturais da basílica, como rachaduras e mosaicos faltando, e permitirá uma melhor orientação dos futuros trabalhos de conservação. “Podemos desta forma explorar de perto o mosaico da cúpula”, afirmou o presidente da Fábrica de São Pedro, Cardeal Mauro Gambetti.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, salientou que “a inteligência artificial permite-nos admirar esta basílica de uma forma única e inovadora nunca vista antes”, acrescentando que “esta parceria, que une instituições e inovação tecnológica, criou uma experiência memorável para todos aqueles que querem aprofundar a história e o significado deste lugar extraordinário. Geramos, também para as gerações futuras, um modelo da Basílica Vaticana que viverá para sempre”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo