Pai da Juventude

Salesianos celebram aniversário de nascimento de Dom Bosco

Em entrevista, salesiano padre Narciso relata fatos da vida do Pai e Mestre da Juventude

Huanna Cruz
Da Redação

Nascimento de Dom Bosco é celebrado neste 16 de agosto / Foto: Ronnaldh Oliveira

O dia 16 de agosto é sempre uma data especial para a Família Salesiana: é o dia em que se comemora o aniversário de nascimento de Dom Bosco. Giovanni Melchior Bosco nasceu em 1815 no vilarejo nas colinas de Becchi, próximo a Turim, Itália.

“A festa litúrgica de Dom Bosco é dia 31 de janeiro, dia de sua morte em 1888. Isso é fácil entender na Europa que está no hemisfério norte, é período de aulas normais. No hemisfério sul, onde estamos, nós celebramos Dom Bosco mais no dia 16 de agosto, dia de seu nascimento (16/08/1815) mas não deixamos de lembrá-lo no dia 31 de janeiro”, afirma o salesiano padre Narciso Ferreira, do Instituto Salesiano de Filosofia em Lorena (SP). 

História

O jovem Dom Bosco nasceu em uma família pobre e humilde, dependente da agricultura. Seus pais foram Francisco Bosco e Margarida Occhiena e os seus dois irmãos José e António.

Dois anos após o nascimento, a trágica morte de seu pai deixou sua mãe Margarida responsável por criar os três filhos sozinha. Ainda com pouca idade, ele e seus irmãos experimentaram as dificuldades da pobreza depois de perderem o pai. Margarida, uma mulher de coragem e fé, ensinou às crianças que trabalhar era um privilégio, por isso assumiam algumas responsabilidades e realizavam tarefas como cortar e recolher lenha, sacrifícios que tiveram que ser feitos para manter o lar e a fazenda.

Padre Narciso / Foto: Arquivo Pessoal

Por isso, sua infância e juventude transcorreram em meio a grandes dificuldades, tanto financeiras quanto familiares. Uma grande marca da personalidade de Dom Bosco é a persistência na busca dos objetivos. Quando menino, era muito determinado nos estudos, mas sem ter meios para tanto, chegou a mendigar para continuar estudando.

João Bosco trabalhou como sapateiro, ferreiro, carpinteiro, alfaiate e, quando conseguia um tempo livre, estudava música, uma de suas grandes aptidões.

Dom Bosco foi padre, educador e criador do sistema preventivo em educação. Dedicou toda sua vida à educação e à religião, além de se empenhar no desenvolvimento da imprensa católica. Morreu no ano de 1888, na cidade de Turim, Itália, com 72 anos. A beatificação de Dom Bosco aconteceu em 1929, pelo então Papa Pio XI. Em 1º de abril de 1934, na solenidade da Páscoa, Dom Bosco foi declarado Santo pelo Papa Pio XI.

Sonhos proféticos

Desde muito jovem, o futuro santo soube que Deus o chamou para servir aos jovens. Quando ele tinha apenas nove anos, foi inspirado por um sonho que mudaria sua vida para sempre. Ele viu uma multidão de meninos muito pobres que estavam brigando e xingando uns aos outros. De repente, um homem de aparência majestosa surgiu e disse-lhe: “Com mansidão e caridade, você conquistará esses seus amigos.” Os meninos, então, se transformaram nos animais selvagens como eles estavam agindo. Mais uma vez, o homem disse a João que o campo era o trabalho de sua vida e que, uma vez que ele mudasse e crescesse em humildade e fidelidade, veria uma mudança nos filhos, uma mudança que o homem então demonstrou no sonho. Os animais selvagens de repente se transformaram em cordeiros gentis. Uma Senhora igualmente majestosa apareceu e acrescentou: “Sinta-se humilde, forte e robusto. No momento certo você entenderá tudo.”

Para o salesiano padre Narciso Ferreira, esse foi o sonho que tem mais impacto em sua vida como Salesiano. 

 

Congregação Salesiana

Padre Narciso explica que a Congregação Salesiana surgiu oficialmente na Igreja no dia 18 de dezembro de 1859. Ela se inicia, na prática, em 8 de dezembro de 1841 com a ação pastoral de Dom Bosco, padre ainda novo na época, em Turim.

Os primeiros destinatários foram os meninos de rua, jovens desempregados, ex-encarcerados. Dom Bosco fazia amizade, fazia com que os seus destinatários contassem sua história de vida na rua ou em casa sem nada para comer, nem conforto para dormir, sem escolaridade. Começava reunindo-os para brincar, aprender a rezar, alfabetizar e encaminhar para o trabalho os que tinham condições. Para os que não tinham condições, ele organizava escola de alfabetização, catequese e escola regular, e de modo especial as escolas profissionais.

Muitos padres de Turim ajudaram Dom Bosco, além de professores aposentados e senhoras ricas que o ajudaram na parte financeira.

Obras Salesianas

A obra Salesiana teve seu início no Brasil na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, em 1883. Chegou à cidade de São Paulo em 1885 e na cidade de Lorena, no mesmo estado, em 1890. Tudo começou bem pequeno, com o pequeno Oratório. Depois, as construções que aos poucos cresceram e deram ao Brasil grandes colégios com o ensino fundamental, médio, escolas profissionais e até centros universitários, missões e editora.

Ao mesmo tempo em que cresciam as obras em São Paulo e Rio de Janeiro, os salesianos missionários da Europa, do Uruguai e da Argentina chegavam ao Mato Grosso e Recife também ainda em 1895.

Atualmente, a Congregação tem 14.232 salesianos, 118 bispos e está em 134 nações do mundo: 43 na África, 24 na América, 29 na Ásia, 32 na Europa e 6 na Oceania. São 1846 presenças ou obras salesianas no mundo todo (dados estatísticos de 2021). A Comunidade Canção Nova faz parte da família salesiana. A administração tem sua Sede Central em Roma, perto da estação Términi de trens junto da basílica do Sagrado Coração de Jesus, construída por Dom Bosco.

Os componentes do governo central são 15 salesianos. O Reitor Mor, seu Vigário, o Ecônomo Geral, o Conselheiro para a formação, para a Pastoral juvenil, para as Comunicações e para as Missões, e o Secretário Geral. Além destes, sete são chamados conselheiros regionais, representantes com poder delegado pelo Reitor Mor para as diversas regiões salesianas do mundo: 1. África e Madagascar; 2. América latina, cone sul; 3. Est da Ásia e Oceania; 4. Ásia sul; 5. Inter América; 6. Europa centro e norte; 7. Europa região Mediterrânea.

Este critério de administração deve ser repetido em escala menor para cada inspetoria salesiana no mundo todo.

Método preventivo de Dom Bosco

O método preventivo de Dom Bosco surgiu quando ele quis tirar os meninos e jovens da possibilidade de cometerem faltas, e até serem presos nas casas correcionais.

Ele reuniu os meninos e jovens, proporcionando convivência alegre e feliz, catequese, ensinando a cantar, a tocar, incentivando passeios, o teatro e prêmios para os melhores nas aulas. Incentivou também a vivência sacramental e encaminhando-os para a vida.

No entusiasmo destas atividades, ele descobriu bons líderes que o ajudaram e depois se tornariam padre salesianos como ele.

Legado de amor

Hoje, no século 21, a herança de Dom Bosco continua atual. Seu amor pelos jovens e sua sabedoria pedagógica ainda não foram superados.

Dom Bosco é o grande santo Mestre e Pai da Juventude. Sua obra salvou milhares de jovens. Seu pedido de que os jovens sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados, ainda é levado por todo o mundo. Diante do legado de Dom Bosco, os salesianos se espalharam em vários contextos e propagam sua obra.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo