Cerca de 200 participantes se reunirão em Roma entre os dias 16 e 18 de maio para uma conferência internacional intitulada ‘Colocando nossas vidas em jogo’
Da redação, com Vatican News
No âmbito dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, a Embaixada de França junto da Santa Sé e o Dicastério para a Cultura do Vaticano organizam, de 16 a 18 de maio, uma conferência internacional sobre Esporte e Espiritualidade.
Intitulado “Colocando nossas vidas em jogo”, o evento reunirá cerca de 200 participantes atletas profissionais, paraolímpicos, amadores, representantes de entidades esportivas internacionais, dirigentes de clubes esportivos, estudantes universitários do esporte, pedagogia, sociologia, antropologia, filosofia, teologia e agentes da pastoral de esporte que refletirão sobre as implicações espirituais daquela que se tornou uma das atividades culturais mais praticadas e seguidas na sociedade contemporânea.
A dimensão espiritual do esporte
Com efeito, o desporto sempre teve uma ligação com a dimensão espiritual da vida, como sublinhou em diversas ocasiões também o Papa Francisco, observou o cardeal José Tolentino Mendonça, que abrirá a conferência no dia 16 de maio.
“Se olharmos para a história do esporte em paralelo com a história da Igreja, houve muitos momentos em que a prática esportiva foi uma inspiração e uma metáfora para a vida dos cristãos, ou o próprio Cristianismo enriqueceu a atividade esportiva com a sua visão humanista”, disse o Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação em entrevista coletiva sobre o evento nesta segunda-feira, 6, que também contou com a presença de Madame Florence Mangin, Embaixadora da França junto a Santa Sé.
A Igreja e os esportes
Os participantes tentarão, portanto, compreender por que as atividades esportivas são tão populares atualmente, identificar os riscos, avaliar a sua relevância para a construção de uma sociedade mais fraterna, tolerante e justa e, assim, discernir como Deus se manifesta na competição desportiva.
O objetivo é encontrar uma resposta a duas questões fundamentais: “O que o esporte tem a dizer à Igreja?” e “O que a Igreja tem a dizer ao esporte?”. Assim foi o título escolhido para a conferência, disse o cardeal Mendonça.
Temas discutidos na conferência
O primeiro dia (16 de maio) abordará a relação entre “Igreja e Desporto”, por meio da partilha de testemunhos de atletas de alto nível e de algumas experiências pastorais concretas que colocam o esporte ao serviço do Evangelho e o Evangelho ao serviço do esporte.
O segundo dia (17 de maio) centrar-se-á na relação entre “Homem e Desporto”, por meio da reflexão de um grupo de oradores altamente qualificados de universidades italianas e francesas, que discutirão o esporte e seus aspectos pedagógicos, filosóficos, sociológicos e teológicos. .
Por fim, no terceiro dia (18 de maio), haverá uma dimensão mais prática, com um evento desportivo solidário (revezamento da fraternidade) para mostrar à sociedade civil a relevância social do próprio esporte.