Rio de Janeiro faz aniversário nesta terça-feira, 1º
Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro completa hoje seus 457 anos. A capital carioca foi fundada no dia 1º de março de 1565 pelo militar português Estácio de Sá. É considerada a cidade maravilhosa e abençoada com maior destino turístico internacional do Brasil.
O Rio de Janeiro serviu de inspiração para muitos cantores e compositores que retratavam em suas composições a beleza e a cultura da Cidade Maravilhosa.
A abertura da solenidade contou com a presença do Cardeal Orani Tempesta. O cardeal celebrou pela manhã a Santa Missa no Santuário Cristo Redentor. Estavam presentes o prefeito, autoridades civis, freis capuchinhos e membros da Arquidiocese. Após a bênção final, deixou uma mensagem de paz e solidariedade em homenagem ao aniversário da cidade.
“Mesmo diante de todas as realidades, situações que o mundo todo passa, o Rio de Janeiro continua lindo no seu povo e na sua natureza, vencendo as dificuldades”, declarou o cardeal.
Em seguida, duas crianças, um jovem e um idoso, entregaram ao prefeito alguns símbolos como uma forma de agradecimento pelo trabalho feito. O primeiro presente foi uma caixa com um pouco de areia simbolizando a casa comum. O segundo foi uma rosa, que apesar de sua beleza, também possui desafios e espinhos que precisam ser superados. Por fim, foi entregue uma imagem de São Sebastião com um pedido ao padroeiro que interceda pela gestão e abençoe o povo carioca.
Simbologia
No momento da entrega dos presentes, a criança simbolizou o futuro e os sonhos da cidade. O jovem, o presente às benfeitorias realizadas até o atual momento. Por fim, o idoso fez menção à história e à memória do povo.
Dom Orani também celebrará a Santa Missa das 17h na Basílica Santuário de São Sebastião. Após a missa, será realizado o tradicional corte de bolo oferecido pela Sociedade de Amigos da Rua Carioca e Adjacências. E por fim, às 19h, será apresentado o auto de São Sebastião, posto em prática pela Comunidade Católica Shalom e também promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Um pouco de história
A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada pelo navegador Gaspar Lemos, chegou, em janeiro de 1502, à baía de Guanabara. Ao deparar com a baía, o navegador supôs ser a foz de um rio. Assim surgiu o nome Rio de Janeiro.
Só em 1530, porém, a corte portuguesa mandou uma expedição para colonizar a área, em vez de continuar usando-a como uma parada em suas aventuras marítimas.
O começo da cidade se deu no Morro de São Januário e, em seguida, na Praça Quinze, local onde se mantém até os dias de hoje. O Rio de Janeiro continua sendo o centro social e cultural do país.
A seguir, confira abaixo a mensagem do cardeal Dom Orani Tempesta em homenagem ao aniversário da cidade.
Mensagem do Arcebispo do Rio de Janeiro