Santos e beatos

Relíquias de Santa Teresinha chegam ao Brasil pelo estado de São Paulo

A santa francesa recebeu o título de Doutora em ciência do Amor, pelo Papa João Paulo II; Brasil possui 30 comunidades religiosas dedicadas a ela 

Mauriceia Silva
Da Redação, com informações da Paróquia Santa Teresinha- SP 

Devoto rezando junto à urna com relíquias de Santa Teresinha / Foto: Paróquia Santa Teresinha- SP

Nesta sexta feira, 16, a Diocese de Marília recebe as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que até dezembro irão peregrinar todo o território diocesano para a veneração dos fiéis. 

A santa francesa é mundialmente conhecida pela sua docilidade, entrega total a Jesus Cristo, e é considerada padroeira das missões. A presença de suas relíquias no centro-oeste paulista faz parte da programação dos 70 anos da diocese de Marília, celebrados em 2022.

Ao relatar as afirmações de Santa Teresinha na véspera de sua morte: “Sinto que é chegada a hora de desempenhar a minha missão. A missão de fazer amar a Jesus como eu o amo. Quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a terra”, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, comentou que a missão de Santa Teresinha é ensinar a todos o caminho da santidade. 

“Queremos aprender com ela, nos 70 anos de nossa Diocese, o caminho da confiança e da entrega total de si mesmo a Deus. Que possamos viver com fé este momento de graça em nossa Igreja Particular de Marília”, explicou o Bispo.

A urna que chegará às 19h, estará na Igreja Matriz de Nossa Senhora Rosa Mística, na Avenida das Esmeraldas, e será conduzida, em carreata, até a Catedral Basílica de São Bento Abade, no centro da cidade, com celebração de Missa logo após, às 20h.

O início da peregrinação das relíquias ocorrerá a partir do sábado, dia 17. Após passar pela Catedral, as relíquias visitarão a Paróquia de Santa Cecília, no município de Álvaro de Carvalho, SP. 

Recém chegada da França nesta semana, a urna está na capital do estado, no Bairro Higienópolis, numa paróquia dedicada a Santa Teresinha. 

Sobre a missão da Peregrinação

A religiosa que faz parte das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, Irmã Catiane Joanol Neitzke, CMES, fala que a importante missão da peregrinação das relíquias tem a ver com cumprir o desejo de Santa Teresinha de ser uma missionária, de percorrer o mundo para anunciar o Evangelho. Para ela, onde Teresinha passa, ela não quer atrair as pessoas só para ela, mas para Jesus.

“Eu percebo mesmo a ação de Deus por meio da peregrinação, porque as pessoas vem até a Igreja mas é muito bonito. Ainda ontem eu estava na Paróquia de Santa Teresinha, onde as relíquias estavam e vi as pessoas, parecia uma troca profunda, um diálogo mesmo, uma ocasião de encontro com Deus.”

Irmã Catiane afirma que o sentido da peregrinação é mesmo rezar a partir da história da vida de um santo, de um lugar onde se peregrina, para compreender mesmo a missão daquele santo na terra, aquilo que ele tem a oferecer.

“Cada santo teve a sua missão, a amizade conosco. Peregrinar é tocar um pouco dessa realidade, se deixar conduzir, caminhar ao lado do santo.” 

A ciência do amor

Santa Teresinha é doutora da Igreja, doutora porque nos ensina a ciência do amor, explica a Irmã Catiane. “Aprendemos com ela a oferecer pequenos atos a Jesus, que desde pequena ela fazia, aprendemos com ela a olhar pra Jesus, e nos deixar conduzir por Ele.”

Por fim, a irmã explica que se aprende com Santa Teresinha, verdadeiramente, esse amor que ama, e ensina a amar. “O grande desejo de Santa Teresinha é que seus devotos amem a Jesus, que não parem apenas na devoção da rosa, da novena, mas que tenham encontro pessoal com Jesus,” concluiu.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo