Igreja em saída

Religiosas brasileiras vão em missão para Pemba, na África

Irmã Sorella e Irmã Eulália são da Fraternidade O Caminho, e ficarão de 4 a 6 anos em missão em Pemba

Jéssica Marçal
Da Redação, com informações do Regional Sul 1

As religiosas da Fraternidade O Caminho que vão em missão para Pemba / Foto: Instagram – @fraternidadeocaminho

Alegria e esperança são alguns dos itens que duas religiosas brasileiras estão levando na mala em sua missão para Pemba, em Moçambique, na África. Irmã Sorella do Santíssimo Sacramento e Irmã Eulália de Nossa Senhora Serva pertencem à Congregação da Fraternidade das Pobres de Jesus Cristo (Fraternidade Missionária O Caminho).

A partida está programada para esta segunda-feira, 23, e a missa de envio foi neste neste domingo, 22, presidida em Mogi das Cruzes por Dom Pedro Luiz Stringhini. 

Leia também
.: “Não abandonemos os moçambicanos”, pede Comunidade Santo Egídio
.: Fundação AIS intensifica apoio à comunidade cristã em Moçambique

As religiosas contam que sempre tiveram no coração o desejo de fazer missão na África. Atendendo a esse desejo de Deus, estão indo em missão por decisão da comunidade com o auxílio do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2018, o Regional mantém uma missão ad gentes na região, projeto mantido com recursos do Fundo Missionário.

“Nós nos alegramos muito por saber que Deus estava nos dando a graça de levar a sua Palavra e de aprender também com o povo moçambicano, que é tão simples, mas cheio de alegria”, relatam as religiosas.

Realidade em Pemba

Localizada ao norte de Moçambique, a diocese de Pemba foi criada em 1957, e atinge toda a Província de Cabo Delgado. É um dos países mais pobres do continente africano, e a província de Cabo Delgado é uma das regiões mais carentes do país. A população é de aproximadamente dois milhões e quatrocentos mil habitantes.

Leia também
.: Cabo Delgado: doação do Papa leva centros de saúde para deslocados

“Vemos uma realidade de muitos sofrimentos, um lugar que é marcado pela pobreza, que carece pela falta de educação, saúde entre outras necessidades”, avaliam as irmãs. No entanto, elas querem contribuir com sua presença, sendo sinal do amor e da misericórdia de Deus. Com seu trabalho missionário, querem ajudar a população local com os projetos sociais, na área da saúde e educação.

A missão está na identidade da Igreja. Nesse sentido, várias são as iniciativas como esse projeto do Regional Sul 1 que está enviando as religiosas em missão. Uma ação concreta para ajudar o povo de Deus nos locais que mais precisam.

“Essa colaboração é a certeza de que estamos vivendo o próprio evangelho que diz “Ide por todo mundo, a todos pregai o evangelho” (Mc 16:15), e de sermos uma igreja em saída como nos fala nosso Papa Francisco, que se coloca à disposição dos mais necessitados”.

Expectativas: Sal e Luz para os moçambicanos

Irmãs Sorella e Eulália ficarão em missão em Pemba de 4 a 6 anos. Elas vão trabalhar no Projeto Santa Teresa de Calcutá, que atende crianças doentes, sobretudo com desnutrição e HIV. Também vão colaborar nas atividades pastorais da Paróquia Santa Marta e ajudar as famílias que fugiram de suas aldeias por conta das guerras.

A expectativa delas é ser Sal e Luz para os povos moçambicanos. “Levamos na mala a alegria, a esperança, a coragem, a força de anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus, sabendo que é Ele que nos conduzirá neste caminho de testemunhar a boa nova”.

Como em toda missão, sempre há também a expectativa de aprendizado. “Esperamos voltar de lá com o coração revigorado por termos cumprindo a vontade de Deus, e com esperança de termos cantado com a vida a oração de São Francisco que diz: ‘Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna’”.

Sobre a Fraternidade O Caminho

A Congregação da Fraternidade das Pobres de Jesus Cristo é uma Associação Pública de Fiéis de direito diocesano, mais conhecida como Fraternidade O Caminho. A obra foi fundada há 20 anos pelo padre Gilson Sobreiro e pela Irmã Serva das Chagas Oculta do Crucificado.

“Jesus Todo, Todo de Jesus” é a frase que resume o carisma da fraternidade. É o ideal de toda vida Cristã e, por conseguinte, de toda vida consagrada.

A Congregação está presente em 14 países: Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Estados Unidos, Canadá, França, Portugal, Moçambique.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo