Neste 12 de outubro, quando a Igreja celebra Nossa Senhora Aparecida, recorde momentos especiais que os Papas tiveram com a Padroeira do Brasil
Da Redação

Os Papas Paulo VI e Bento XVI acima; abaixo, João Paulo II e Francisco / Foto: Montagem
Na missão de suceder o apóstolo Pedro e confirmar os fiéis na fé, a pessoa do Papa pode sempre contar com a intercessão da Virgem Maria. Eles também são particularmente responsáveis por propagar a devoção à Mãe de Jesus.
Vários Papas dos tempos recentes manifestaram algum gesto de carinho com a Virgem sob o título de Aparecida, em especial. Alguns deles ofertaram dons ou se fizeram peregrinos visitando o Santuário Nacional
Paulo VI e a primeira Rosa de Ouro

Rosa de Ouro ofertada por Paulo VI / Foto: Thiago Leon
O Papa Paulo VI expressou seu carinho a Maria presenteando a Padroeira do Brasil com uma Rosa de Ouro em 1967, por ocasião do Jubileu de 250 anos do encontro da imagem.
“Vamos a Maria para chegar a Jesus. Amando Nossa Senhora deste modo, poderemos compreendê-la na sua real grandeza e, através dela, chegaremos a Cristo Filho de Deus.”, foram as palavras do Pontífice no discurso por ocasião da bênção da rosa ouro.
João Paulo II, o primeiro Papa peregrino ao Santuário
Já o Papa João Paulo II foi o primeiro Papa a visitar o Santuário de Aparecida, em julho de 1980. Na ocasião, realizou a sagração do Altar Central, concedendo o título de Basílica Menor ao Santuário de Aparecida.
“A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos.”, disse na homilia da missa que presidiu no dia 4 de julho daquele ano no Santuário Nacional.
Bento XVI e a segunda Rosa de Ouro

Rosa de Ouro ofertada por Bento XVI / Foto: Thiago Leon
Em 2007, foi a vez do Papa Bento XVI visitar o Santuário Nacional. O Pontífice rezou o terço e presidiu a Missa na abertura da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Ele também homenageou Nossa Senhora com uma Rosa de Ouro, seguindo o gesto de Paulo VI.
“Maria Santíssima, a Virgem Pura e sem Mancha é para nós escola de fé destinada a conduzir-nos e a fortalecer-nos no caminho que leva ao encontro com o Criador do Céu e da Terra.”, foram as palavras ditas na oração do rosário em 12 de maio.
Papa Francisco, devoto da Padroeira do Brasil
O Papa Francisco se fez peregrino mariano em 2013, quando incluiu Aparecida no roteiro de sua viagem ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. A visita ao Santuário Nacional foi no dia 24 de julho, quando presidiu a Santa Missa e conduziu o ato de consagração a Nossa Senhora Aparecida.
“A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: ‘Mostrai-nos Jesus’. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria.”, disse na ocasião.

A Rosa de Ouro ofertada pelo Papa Francisco / Foto: Thiago Leon
Três anos depois, em outubro de 2017, por ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco seguiu o exemplo de seus predecessores, Paulo VI e Bento XVI, e enviou uma Rosa de Ouro ao Santuário Nacional.
Papa Leão XIV
O Papa Leão XIV, eleito em 8 de maio de 2025, já foi convidado para visitar Aparecida. Ele teria estado no Santuário Nacional neste ano por ocasião da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas cancelou a viagem por causa do conclave, no qual foi eleito. Ele já esteve no Santuário Nacional antes de ser Papa.
Na solenidade da Assunção da Virgem Maria em 15 de agosto passado, o Pontífice se referiu a Nossa Senhora como ícone de esperança. “Maria, que Cristo ressuscitado levou consigo, em corpo e alma, para a glória, brilha como ícone de esperança para os seus filhos peregrinos na história.”