São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, acolheu a Assembleia da Ação Evangelizadora do Regional Sul 3 da CNBB. Tema do Você Repórter.
Reportagem de Greice Pozzatto
Imagens de Pascom e Victor Oliveira
Com o tema “Sinodalidade e comunidade”, o encontro reuniu bispos, coordenadores de pastoral, lideranças das comissões, ecônomos, entre outras representações da Igreja no Rio Grande do Sul.
Durante a assembleia, o foco foi pensar os desafios e as possibilidades da evangelização hoje a partir de uma igreja que escuta, dialoga e caminha em comunhão com as comunidades. Dessa forma, a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora reforça o compromisso com a Igreja Sinodal, Fraterna e Próxima das pessoas.
Dom Leomar Brustolim, presidente do regional Sul 3, faz uma avaliação do encontro. “A partir do tema das comunidades e da sinodalidade, uma transversalidade a partir do resultado do censo das religiosidades, vendo como é que o Rio Grande do Sul está no cenário religioso. Também trabalhamos novas metodologias, por exemplo, a conversação no espírito, onde a gente faz um discernimento sobre a realidade e procura descobrir o que Deus está dizendo para nós, o que que o espírito suscita em nós. Então, nós temos muita expectativa que esta assembleia de 2025, ainda sem as diretrizes aprovadas, as diretrizes nacionais, possa plantar caminhos novos para um futuro”, concluiu o presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom Leomar Brustolin.