A Cartilha de Orientação Política 2024, para as vindouras eleições municipais em outubro, foi divulgada pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Da redação, com CNBB
O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2) apresentou, nesta semana, a Cartilha de Orientação Política 2024, para as eleições municipais deste ano. O subsídio tem como inspiração bíblica “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), em sintonia com o Jubileu da Esperança convocado pelo Papa Francisco.
A esperança permeia todo o conteúdo da cartilha, ao apresentar a política de forma positiva e necessária para prover o bem comum. O subsídio é destinado a eleitores e candidatos, a grupos, comunidades e meios de comunicação, com o objetivo de contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo eleitoral.
Em sua fala na coletiva de imprensa de apresentação do material, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2, dom Geremias Steinmetz, destacou a intenção de auxiliar na formação política da população.
“[Precisamos] ajudar a formar o pensamento do nosso povo, o esclarecimento político do nosso povo, para que deixemos de vez polarizações políticas, compra de votos, tantas ideologias que não ajudam a construir o ser humano. Nosso objetivo é construir o ser humano, construir uma sociedade justa, fraterna, solidária e para isso é que a melhor política”, disse dom Geremias.
O bispo auxiliar de Curitiba (PR), dom Reginei José Modolo, ressaltou a intenção da Igreja em contribuir no processo eleitoral com os valores do Evangelho.
“Ao anunciar princípios e valores, e não candidatos ou partidos, a Igreja tem clareza que não cabe a ela substituir a consciência de ninguém. Cabe a ela ajudar a sociedade como um todo a formar uma consciência que seja coerente com os princípios e valores cristãos: a dignidade humana, a fraternidade social, a solidariedade, o bem comum”, afirmou.
O professor Rogério Carlos Born, que contribuiu na reflexão e elaboração da cartilha, também participou da coletiva e explicou aspectos técnicos do material, como o tema da desinformação e da inteligência artificial, que podem ter grande influência no processo eleitoral.
A cartilha é oferecida pelo Regional Sul 2 e pode ser adquirida pelo site. Acesse aqui.
Podcasts “A política melhor”
Como material de apoio para a conscientização política, o Regional produziu uma série de podcasts para favorecer o aprofundamento dos temas abordados na cartilha. Com o nome “A política melhor”, a série é conduzida pela jornalista e assessora de comunicação da CNBB Sul 2, Karina de Carvalho Nadal, e pelo jornalista e membro da coordenação do Setor Rádio da Signis Brasil, Jorge Teles.
Serão 12 episódios, publicados semanalmente às quartas-feiras, nos quais especialistas e peritos são convidados para abordar os temas da cartilha. O episódio de estreia já está disponível, com o tema “Política: razões para ter esperança”. O entrevistado é o arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz.