Solidariedade

Projetos da Fundação AIS buscam ajudar cristãos na Armênia

Após visita de delegação em outubro passado, AIS tem projetos para ajudar os cristãos na Armênia

Da Redação, com Fundação AIS

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) dirigiu-se aos católicos italianos com dois projetos para ajudar a comunidade cristã armênia. Estas iniciativas decorrem da visita de uma delegação da Fundação que em outubro de 2021 adquiriu in loco informações necessárias para ajudar os refugiados de Nagorno-Karabakh. Esta é uma pequena região do Cáucaso habitada principalmente pelos armênios.

Esta região se tornou um enclave disputado e cenário do último conflito armado que começou em setembro de 2020 entre a Armênia (94,4% cristã) e o Azerbaijão (96,2% muçulmana). Durante o conflito, os patrimônios culturais e religiosos tornaram-se alvos privilegiados. A catedral de Shusha, um importante monumento histórico, foi atingida duas vezes por fogo de artilharia. O cessar-fogo negociado em novembro de 2020 não foi suficiente para evitar inúmeros crimes de guerra, mais de quatro mil soldados armênios mortos e cerca de 90 mil refugiados. Desses, apenas 25 mil conseguiram voltar para suas casas.

Intervenção da Fundação pontifícia cada vez mais urgente

A intervenção da Ajuda a Igreja que Sofre tem se tornado cada vez mais urgente. As ajudas do Estado não estão mais disponíveis e muitas organizações caritativas abandonaram o território. Por estas razões, a fundação está se dirigindo aos benfeitores e a toda a comunidade católica italiana para levantar os fundos necessários a fim de ajudar os refugiados cristãos em Goris.

A AIS quer ajudar 150 famílias cristãs durante 15 meses. Em primeiro lugar fornecendo alimentação e alojamento e depois facilitando a correspondência entre oferta e procura de trabalho. Ao fazê-lo, a fundação contribuirá para as atividades da Igreja armênia, que compensa a falta de ajuda das autoridades civis, garantindo aos milhares de refugiados cristãos não apenas assistência espiritual e psicológica, mas também apoio material.

Apoio aos seminaristas

Fiel à sua missão, a AIS na Armênia quer também apoiar a formação de seminaristas. O projeto proposto será realizado de acordo com o Ordinariato da Igreja Católica Armênia.

“O Papa Francisco em sua viagem apostólica à Armênia afirmou que hoje os cristãos em alguns lugares são discriminados e perseguidos pelo simples fato de professar sua fé. Naquela ocasião, o Papa acrescentou que o povo armênio está entre aqueles que passaram por sofrimento, dor e perseguição. É a este povo que os futuros sacerdotes, com o apoio dos benfeitores da AIS, terão de servir”, explica o diretor da AIS Itália, Alessandro Montedouro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo