NA TERRA SANTA

Procissão no coração de Jerusalém marca abertura da Semana Santa

Na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, a tradicional procissão e a missa solene do Domingo de Ramos marcaram, às 7h da manhã, o início da Semana Maior no coração da Terra Santa.

Reportagem de Cristiane Monteiro
Imagens de Christian Media Center

 

O caminho quaresmal marcado pela penitência, o jejum e a oração nos trouxe aqui à cidade Santa de Jerusalém para dar início à Semana Santa.

Dentro da edícula do Santo Sepulcro, Sua Beatitude o Cardeal Pierbattista Pizzaballa reza em silêncio e depois abençoa as palmeiras e os ramos de oliveiras que são distribuídas aos concelebrantes e aos fiéis. Uma procissão seguiu ao redor do Sepulcro fazendo as três voltas tradicionais ao ecoar do festivo canto: Hosana ao Filho de Davi.

Esta celebração é como um pré anúncio da Páscoa do Senhor, no qual ele mesmo para atuar o mistério da sua paixão, morte e ressurreição entrou em Jerusalém.

A proclamação do Evangelho, que relata toda a paixão de Jesus, faz parte da sagrada liturgia solenemente cantada em latim pelos frades da Custódia da Terra Santa.

À tarde, milhares de fiéis sobem até ao Santuário franciscano de Betfage para dar início à grande procissão percorrendo o mesmo caminho que Jesus fez até sua entrada em Jerusalém.

A alegria se expande nas canções entoadas em diversas línguas pelos grupos que animam esta caminhada que vislumbra a cidade santa.

Jerusalém é o lugar onde tudo isso aconteceu e continua acontecendo nas celebrações e na vida dos cristãos, chamados a habitar a história carregando em seus corpos a morte de Jesus, para que a força da sua ressurreição se manifeste e o mundo inteiro creia, e toda a criatura cante: “Hosana ao Filho de Davi, Hosana ao Rei da Glória”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo