GENFEST

Presidente do Movimento dos Focolares confirma presença no Genfest

Margaret Karram estará na edição deste ano do Genfest, durante as 2ª e 3ª fases do Genfest, que será realizado em Aparecida, interior de SP

Margaret Karram é a nova presidente dos Focolares / Foto: Focolares

Da redação

Com sua música rica de acentos e tons multiculturais, o grupo musical Gen Verde participa das 3 fases do festival, que ocorre em julho deste ano. Já a presidente dos Focolares, Margaret Karram, e o Co-presidente, Jesús Morán estarão no Brasil para as 2ª e 3ª fases do Genfest, na cidade de Aparecida/SP.

Inédito na América Latina, o Genfest que vai acontecer em julho próximo na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, tem a presença confirmada da presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram e do co-presidente Jesús Morán. Com o tema: ‘Juntos para cuidar’, este grande festival juvenil busca promover a conexão entre os jovens e incentivá-los a assumir o compromisso de cuidar da vida no planeta, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com Margaret Karram, “o Genfest será uma oportunidade única para todos, sobretudo, um caminho para podermos anunciar Deus para muitos jovens, além de podermos testemunhar a caridade entre nós”, revelou em uma live recentemente. Karram aproveitou para agradecer os jovens de todo o Brasil, por tudo o que estão fazendo nestes últimos dois anos. “Estou muito feliz em poder ir para o Brasil e viver essa grande experiência. O Genfest não é apenas um festival de jovens, e sim uma experiência de fraternidade e, principalmente, de amor por quem sofre. É uma oportunidade de levar esperança para muitas pessoas”, declarou.

Vinda da Terra Santa, Margaret Karram é árabe-cristã. Obteve o bacharelado em Judaísmo pela Universidade Hebraica de Los Angeles, Estados Unidos, e ocupou vários cargos no Movimento dos Focolares em Los Angeles e Jerusalém. Ele fala árabe, hebraico, italiano e inglês. Desde 2014 trabalha como conselheira para a Itália e a Albânia no Centro Internacional dos Focolares, sendo corresponsável pelo Diálogo entre movimentos eclesiais e novas comunidades católicas. Eleita com dois terços dos votos dos 359 participantes na Assembleia Geral do Movimento, Karram é a presidente dos Focolares desde 2021.

Gen Verde

Outra presença confirmada para as 3 fases do Genfest 2024, é o Gen Verde International Performing Arts Group, grupo musical composto por 19 artistas de 14 países. Na fase 1, o Gen Verde fará oficinas artísticas que integram o Projeto Start Now Workshop. Na fase 2, que é o evento principal, o grupo musical estará presente em vários momentos da programação, especialmente com o “Gen Verde em Concerto”, no dia 21 de julho, às 15h, aberto a todos os peregrinos do Santuário de Aparecida. E na fase 3, o grupo fará workshops e plenárias. Com sua música rica de acentos e tons multiculturais, o Gen Verde promove a fraternidade universal, além de buscar favorecer o diálogo entre as diferentes culturas e religiões.

Jovens de 18 a 35 anos continuam se inscrevendo para participar do Genfest no site oficial: www.genfest.org. Também estão abertas as inscrições para as pessoas com mais de 35 anos, que desejam participar do Genfest 2024, que podem participar como voluntário, se colocando à disposição para trabalhar durante o festival.

Conheça as três fases do Genfest

A Fase 1 do Genfest, ocorre de 12 a 18 de julho de 2024 em várias cidades do Brasil e da América Latina, oferecendo a oportunidade para cerca de 600 jovens realizarem trabalhos voluntários em mais de 35 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em parceria com a UniRedes. Durante essa semana de imersão na realidade sociocultural latino-americana, os participantes terão acomodações simples fornecidas pelas comunidades anfitriãs e três refeições diárias.

A Fase 2 do Genfest, acontece em Aparecida, entre os dias 19 e 21 de julho, e consiste no evento central do festival. Durante esses dias, os jovens terão a oportunidade de apresentar suas experiências em prol da construção de um mundo unido, da paz e da fraternidade universal, por meio de manifestações artísticas, depoimentos e outras dinâmicas. A inscrição para esta fase inclui a entrada no evento e a alimentação, com a hospedagem sendo opcional e podendo ser adquirida separadamente.

Já a 3ª Fase do Genfest, que ocorre de 21 a 24 de julho, é voltada a 2 mil jovens que poderão ‘prolongar’ sua rica experiência participando das comunidades “Pathways”. Serão momentos de encontro, workshops, oficinas, rodas de conversa e outras atividades, podendo contar ainda com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas. O jovem que se inscrever nesta fase, deve escolher uma das seguintes comunidades: I) Economia e Trabalho; II) Interculturalidade e Diálogo; III) Espiritualidade e Direitos Humanos; IV) Saúde e Ecologia; V) Arte e Compromisso Social; VI) Educação e Pesquisa; VII) Comunicação e Mídia, e VIII) Cidadania Ativa e Política. A proposta é que dessas áreas surjam redes de colaboradores, como forma de continuar essa experiência, nas cidades onde os jovens vivem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo