Em comunicado oficial

Presidente do Celam: amor e compaixão em meio à pandemia

No documento, Dom Cabrejos expressa que a esperança em meio a esta crise global pode ser superada se todos trabalharmos juntos de forma responsável

Da Redação, com CELAM e Vatican News 

Dom Miguel pede esperança e misericórdia diante da crise global/Foto: CELAM

Em uma carta dirigida a toda a América Latina e Caribe, o presidente do Conselho Episcopal da América Latina (CELAM), Dom Miguel Cabrejos Vidarte, reflete sobre o significado da fé, esperança e misericórdia diante da crise global causada pela pandemia de Covid -19. A nota foi divulgada nesta quinta-feira, 2.

No documento, Dom Cabrejos expressa que a esperança em meio a esta crise global pode ser superada se todos trabalharmos juntos de forma responsável: “Em meio a experiências de insegurança e angústia, medo de solidão, esse tempo também pode ser uma momento de graça para permitir que Deus toque e cure nossas feridas, para nos transformarmos e nos renovarmos interiormente, para que possamos viver com nossos olhos, ouvidos e corações abertos a Deus, nossos irmãos e a mãe natureza “.

Respeitar medidas restritivas

O presidente do Celam recorda as palavras proferidas pelo Papa Francisco em dois momentos muito especiais: as orações dos últimos 27 e 29 de março. “O Santo Padre disse que essa pandemia não é o tempo do julgamento de Deus, mas do nosso julgamento; o tempo de escolher entre o que realmente importa e o que acontece, para separar o que é necessário do que não é “.

“Nessas circunstâncias”, escreve Dom Cabrejos, “o verdadeiro amor ao próximo e o cuidado com as pessoas mais vulneráveis ​​se manifestam no que diz respeito às medidas ligadas ao isolamento físico e social, mas essas restrições não nos levam a erguer muros e barreiras em nosso coração. Ao mesmo tempo, o presidente do Celam nos pede para estender “o amor generoso, compassivo e misericordioso que Deus tem por nós, especialmente por nossos irmãos e irmãs que vivem em condições de grande precariedade por não terem renda econômica suficiente para suas necessidades básicas “.

Leia também: 
.: Celam consagrará o continente a Virgem de Guadalupe
.: Celebrar uma “Santa Semana” em meio à pandemia

“A pandemia do Covid-19 afeta a todos nós”, acrescentou, “é uma situação absolutamente excepcional e sem precedentes, que transtorna nossas vidas e gera grande dor por tanto sofrimento humano que nos faz refletir, questionar e pressionar para discernir: Qual é a mensagem de Deus para o coração humano sobre o que está acontecendo?

Pensar nos mais pobres

“O Santo Padre também assinalou que nos acostumamos a grandes desigualdades e injustiças, a estilos de vida marcados pelo desejo de poder e prestígio e ao consumo insaciável de muitos bens supérfluos; tudo às custas dos pobres, da natureza, ferindo a dignidade da pessoa e de povos inteiros, condenando-os a viver em situações menos humanas “. Em vez disso, continua o presidente, a pandemia nos conscientiza de que não ouvimos o grito dos pobres e de nosso planeta gravemente enfermo. Se trouxermos de volta o equilíbrio abalado pela crise ecológica, será possível uma nova harmonia e restauração dos ecossistemas, onde a natureza ganha vida, o ar fica mais limpo, os golfinhos reaparecerão nas baías, os peixes podem ser vistos novamente e os pássaros cantam novamente. “

“Nesta Quaresma e na Páscoa, em que vivemos tempos de pandemia, depositamos nossa esperança na Cruz de Jesus, pela qual fomos curados e abraçados, para que nada nem ninguém possa nos separar do seu amor redentor”, conclui o presidente do Celam.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo