Encontro foi realizado na noite desta quinta-feira, 6, e ressaltou importância da instituição na formação de sacerdotes para a Igreja no Brasil
Da Redação, com Pontifício Colégio Pio Brasileiro
Durante sua visita anual a Roma, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou da Assembleia Geral do Pontifício Colégio Pio Brasileiro na noite desta quinta-feira, 6.
Estiveram entre os presentes na sede da instituição o presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler; o primeiro vice-presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva; o segundo vice-presidente e responsável por acompanhar o Colégio, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza; o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers; o reitor do Colégio Pio Brasileiro, padre Valdir Cândido de Morais; e o diretor de estudos, padre Antonio Marcos Depizzoli.
Durante o encontro, o Cardeal Jaime Spengler salientou a relevância do Colégio Pio Brasileiro para a Igreja no Brasil, destacando sua missão na formação permanente dos sacerdotes. “Desta casa, de alguma forma, depende a Igreja do Brasil. A Igreja olha para cada um de vocês com muita esperança”, expressou.
O presidente da CNBB afirmou ainda que o Pio Brasileiro “é um espaço de fraternidade, oração, estudo e lazer, dimensões que precisam ser cuidadas com zelo”. Voltando-se para os padres residentes no Colégio, o cardeal recordou: “vocês estão aqui não por si mesmos, mas para que no futuro possam servir toda a Igreja”.
Outros detalhes da assembleia
Na sequência, Dom Paulo Jackson apresentou informações sobre as visitas realizadas aos Dicastérios durante a viagem, momento em que foram entregues o texto-base da Campanha da Fraternidade 2025 e um relatório das atividades da CNBB no Brasil. O segundo vice-presidente da CNBB falou ainda sobre o encontro que tiveram com o Papa Francisco e o resultado das reflexões produzidas junto ao Santo Padre e os Dicastérios da Cúria Romana.
Por fim, padre Valdir apresentou um balanço orçamentário referente ao período de 2024/2025, além de expressar gratidão pelo apoio constante da Igreja do Brasil ao Colégio. A assembleia foi concluída com um espaço aberto para perguntas dos padres residentes, permitindo um diálogo direto com a presidência da CNBB sobre os desafios e perspectivas da formação presbiteral.