Formação em Roma

Pontifício Colégio Pio Brasileiro inicia o ano acadêmico

Missa de abertura foi presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, que encorajou os padres estudantes neste novo período formativo

Da Redação, com informações do padre Paulo Henrique Teles de Almeida

Padres reunidos na abertura do novo ano acadêmico / Foto: padre Robson Caramano

A comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, celebrou a Santa Missa de Abertura do Ano Acadêmico 2025-2026 na noite desta quarta-feira, 1º. A Eucaristia foi presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS).

Em sua homilia, o cardeal encorajou os padres estudantes, sublinhando a importância deste ponto de partida para o novo período formativo. Recordou que o seguimento de Jesus exige disposição interior e alegria genuína: “é incompreensível um batizado triste; nossa alegria vem de saber-nos amados pelo Senhor”.

Dom Jaime destacou, de modo particular, que a presença dos sacerdotes em Roma não se deve a um projeto pessoal, mas ao envio de um presbitério e de uma Igreja local, que confiam a cada um a missão de aprofundar a formação acadêmica e espiritual em vista do serviço ao Povo de Deus. Trata-se, portanto, de um chamado que requer fidelidade, simplicidade e plena consciência de que toda vocação nasce e amadurece na comunhão eclesial.

O Cardeal Jaime Spengler / Foto: padre Robson Caramano

O cardeal também ressaltou a importância de não perder as raízes, de conservar viva a memória da própria origem e daqueles que acompanham e sustentam a caminhada vocacional. À luz de Santa Teresinha do Menino Jesus, recordou que foi pela humildade e pela simplicidade — e não apenas pela intelectualidade — que a santa foi reconhecida como doutora da Igreja. Assim, indicou a necessidade de cultivar constantemente a pequenez, a simplicidade e a humildade como fundamentos sólidos da vida espiritual.

100 padres brasileiros em formação em Roma

Também estiveram presentes na celebração o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers; o reitor do Colégio, padre Valdir Cândido; o diretor de estudos, padre Antônio Marcos Depizzoli e o diretor espiritual, Dom Armando Bucciol. O arcebispo emérito de Cajazeiras (PB), Dom José González, está em visita ao Colégio nesta semana e também participou da missa.

Ao término da celebração, padre Valdir expressou gratidão pela presença dos bispos e reiterou que a missão do Colégio é servir à Igreja, em espírito de sinodalidade. Ele informou ainda que, neste ano, o Colégio acolhe 26 novos padres estudantes, alcançando o número de 100 presbíteros brasileiros em formação em Roma.

O Colégio Pio Brasileiro foi fundado em 3 de abril de 1934, fruto da visão profética do Papa Pio XI. A instituição de ensino destina-se à residência de sacerdotes do Brasil (ou de países de língua portuguesa) que buscam aprofundar seus estudos em Roma. A administração é da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo