Maio de 2022

Pauline Jaricot será beatificada em 2022, ano celebrativo para as POM

Beatificação de Pauline Jaricot será no bicentenário da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, fundada por ela

Da Redação, com Agência Fides 

Santinho da Campanha Missionária 2021 com a imagem de Pauline Jaricot / Foto: Divulgação – Campanha Missionária 2021

A fundadora da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, Pauline Jaricot, será beatificada em 22 de maio de 2022. A beatificação será em Lyon no bicentenário de fundação da Obra, em Missa presidida pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Luis Antonio Tagle.

O anúncio foi feito em uma videomensagem pelo secretário-geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na França, Gaëtan Boucharlat de Chazotte.

Pauline Maria Jaricot foi declarada venerável em 25 de fevereiro de 1963, por São João XXIII. Em 26 de maio de 2020, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão da venerável.

Nascida em uma família rica em Lyon, após 15 anos de uma vida confortável ela experimentou o sofrimento físico e espiritual. Esse foi um contexto em que teve uma profunda experiência de Deus, por meio dos sacramentos. O perdão e a oração profunda levaram-na a superar um grave trauma e, a partir daquele momento, sua vida mudou radicalmente.

Uma vida dedicada à missão

Paulina consagrou sua vida a Deus por voto solene na capela de Nossa Senhora de Fourvière em Lyon. Ela se dedicou exclusivamente a servir a Deus nos pobres e enfermos, visitando diariamente hospitais e incuráveis, colocando ataduras em suas feridas e oferecendo palavras de conforto.

A ajuda aos necessitados foi acompanhada por uma vida de intensa oração, recebendo a Eucaristia diariamente, intercedendo pela conversão dos pecadores e pela evangelização do mundo.

Percebendo as dificuldades econômicas das missões, Pauline promoveu iniciativas de arrecadação de fundos. E foi assim que nasceu o que mais tarde seria chamado de “Obra de Propagação da Fé”, que foi oficialmente fundada em 3 de maio de 1822.

A imagem de Pauline na Campanha Missionária no Brasil

No Brasil, esse mês de outubro é dedicado às missões. No material para a Campanha Missionária, o santinho com a oração missionária traz a imagem de Pauline Jaricot. A escolha foi justamente em virtude das celebrações previstas para 2022.

O próximo ano será triplamente celebrativo para as POM: 200 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, 100 anos de elevação do caráter pontifício das Obras e 400 anos da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo