Transmissão aconteceu pelo Facebook e contou com a participação do membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, Vittorio Scelzo
Da redação
A Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil promoveu, na noite desta segunda-feira, 10, uma live sobre a 3ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas que acontecerá no domingo, 23 de julho. A transmissão contou com a participação do membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, Vittorio Scelzo, e da representante da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortell.
Scelzo e a religiosa recordaram a instituição da data, em janeiro de 2021, pelo Papa Francisco, e a escolha da celebração no quarto domingo de julho – que se deve pela proximidade da festa dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus.
Um dos pedidos do Santo Padre para a data é a visita a pessoas idosas, sejam elas familiares, acolhidos em asilos ou casas de repouso. A prática, segundo Scelzo, é bastante realizada e difundida pela Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil, e é um “ato de misericórdia”.
Mensagem do Papa
O tema do 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, escolhida pelo Papa Francisco, é a passagem “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50). Ela será o guia para a comemoração da data e, de acordo com o membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, é pautada justamente no incentivo à presença dos mais jovens na vida dos idosos por meio da visitação.
Scelzo citou a visita de Maria a sua prima Isabel e afirmou: “Quando visitamos uma pessoa, o Espírito Santo se encontra ali. Precisamos abrir os nossos ouvidos para entender o que o Espírito Santo quer nos dizer. Em um encontro entre jovens e um idoso, ali está o Espírito Santo”.