Data instituída pelo Papa Francisco em 2021 tem o trecho bíblico “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (Eclo 14,2) como tema neste ano
Da Redação, com CNBB

Detalhe do cartaz para o 5º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos / Imagem: Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)
Neste domingo, 27, será celebrado o 5º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Em vista dessa celebração, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove uma série de ações durante todo o mês.
A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2021 e tem como tema, na edição deste ano, “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (Eclo 14,2). Em sua primeira mensagem dedicada a este dia, o Papa Leão XIV recorda que a velhice é um tempo de bênção e graça, e destaca o papel ativo das pessoas idosas na vida da Igreja. “Para Deus, os idosos são as primeiras testemunhas da esperança”, escreveu.
A PPI convida comunidades, famílias, paróquias e agentes de pastoral a se unirem neste mês de celebração, reconhecendo nas pessoas idosas um verdadeiro sinal de esperança e fé para a Igreja e para o mundo. Para isso, disponibiliza materiais que podem ser usados para animar o 5º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas em todo o Brasil.
No dia 27 de julho, diversos locais do país celebram a Missa por ocasião dessa data. Em Aparecida (SP), o arcebispo local, Dom Orlando Brandes, presidirá a celebração às 8h no Santuário Nacional. Em Curitiba (PR), a Missa será celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe às 11h.