NO RIO DE JANEIRO

Pastoral da Moradia e Favela promove encontro nacional no fim de abril

Encontro acontecerá entre os dias 24 e 27 em São Conrado, no Rio de Janeiro (RJ), e abordará preparação para Campanha da Fraternidade 2026, entre outros temas

Da Redação, com CNBB

Morro do Andaraí, no Rio de Janeiro (RJ) / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Pastoral da Moradia e Favela realizará, entre os dias 24 e 27 de abril, o Encontro Nacional para articuladores e articuladoras. O evento, organizado no âmbito da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será realizado em São Conrado, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o coordenador da Pastoral da Moradia e Favela, frei Marcelo Toyansk, o encontro visa reunir articuladores e representantes de equipes que estão atuando nas dioceses, arquidioceses e nos territórios. “Somos uma pastoral, a nível nacional, nova, então, o encontro abre toda uma perspectiva para congregar aquilo que já existe no Brasil. A troca de experiências também vai iluminar os grupos, fortalecendo algumas linhas de ações conjuntas, a nível regional ou nacional”, explica.

O religioso frisa que a pastoral tem como objetivo “ser uma presença eclesial, fraterna, solidária, profética, em muitas periferias do nosso país, onde a moradia se encontra desafiada, precária, bem como, fortalecer a moradia como direito e também promover o direito à cidade”.

Detalhes do encontro

Um ponto fundamental do encontro – e para o fortalecimento da pastoral – será a Campanha da Fraternidade 2026, cujo tema será “Fraternidade e Moradia”. Nessa perspectiva, o encontro também articulará processos de organização e estruturar caminhos para essa construção.

A assessora da Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB, Alessandra Miranda, comenta que “esse encontro vai ser fundamental para organizar, planejar, compreender quais elementos precisam ser priorizados, identificar quem são as lideranças nos estados, nas dioceses e nas paróquias”.

Além disso, haverá um processo formativo e um aprofundamento de aspectos sobre o direito à moradia e à cidade, à luz da Doutrina Social da Igreja. A programação conta com três painéis, com os temas “Pastoralidade e mística de luta pela moradia”; “Cenários do direito à moradia e à cidade: violações, desafios, lutas e instrumentos”; e “Como fazer pastoral social hoje?”.

A programação conta ainda com a apresentação do documentário “A Favela do Papa”, que aborda o movimento de resistência dos moradores do Vidigal contra a ordem de remoção, um capítulo importante da história do Rio de Janeiro na década de 1970.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo