Tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o 34º Dia Mundial dedicado aos doentes foi divulgado nesta sexta-feira, 26
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

“A compaixão do samaritano: amar carregando a dor do outro” / Foto: Canva
O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral divulgou, nesta sexta-feira, 26, o tema para o 34º Dia Mundial do Enfermo 2026: “A compaixão do samaritano: amar carregando a dor do outro”. A data é celebrada em 11 de fevereiro – dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes.
A mensagem escolhida pelo Papa Leão XIV é centrada na figura evangélica do samaritano que demonstra amor cuidando do homem sofredor que caiu nas mãos de ladrões. O objetivo é enfatizar este aspecto do amor ao próximo: o amor exige gestos concretos de proximidade.
O incentivo dado pelo tema é para que os católicos assumam o sofrimento dos outros, especialmente daqueles que vivem com doenças, muitas vezes em um contexto de fragilidade devido à pobreza, ao isolamento e à solidão.
Segundo o Dicastério Vaticano, também hoje Jesus Cristo, o “Bom Samaritano”, se aproxima da humanidade ferida para derramar, através dos sacramentos da Igreja, “o óleo da consolação e o vinho da esperança”, inspirando assim ações e gestos de ajuda e proximidade para quantos vivem em condições de fragilidade devido à doença.