Caridade

Papa recorda São Vicente de Paulo: encontrar Cristo no necessitado

No dia de São Vicente de Paulo, que cuidava dos doentes e pobres, Papa publica mensagem em rede social onde chama a atenção para o irmão pobre, despojado de sua dignidade

Mauriceia Silva
Da Redação

Peçamos para a Igreja e para nós a graça de encontrar no irmão faminto, sedento, estrangeiro, despojado de suas vestes e de sua dignidade, doente e preso, o Senhor Jesus”. Esta é a mensagem do Papa Francisco no Twitter nesta terça-feira, 27, Dia de São Vicente de Paulo. 

O santo do dia de hoje, São Vicente de Paulo, traz um impulso com o seu legado, que incentiva todos a caminharem na direção de ações do bem, de modo especial, pelo próximo que sofre.

São Vicente de Paulo organizou muitas obras de caridade, doando-se inteiramente aos irmãos mais necessitados. Ele é considerado o pai dos pobres e também causou muitas mudanças no clero. As Conferências Vicentinas, que conhecemos na atualidade, tiveram início com Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros, no ano de 1833.    

“O amor efetivo é o exercício das obras de caridade, o serviço aos pobres assumido com alegria, coragem, constância e amor.”, dizia o santo. 

Segundo São Francisco de Sales, Vicente de Paulo era o sacerdote mais santo da época. Ele faleceu e foi sepultado na capela da Igreja de São Lázaro, na cidade de Paris. Sua canonização aconteceu em junho de 1737. O Papa Leão XIII o declarou patrono das obras de caridade da Igreja Católica Apostólica Romana, em maio de 1885 

Corpo incorrupto

O corpo de São Vicente foi exumado e encontrado incorrupto, 52 anos após a sua morte. Foram testemunhas do fenômeno dois médicos, autoridades da Igreja e algumas pessoas. Segundo os dois médicos, é impossível este tipo de preservação do corpo ocorrer naturalmente.  Seu corpo está exposto na Capela de São Vicente de Paulo, em Paris, e aberto à visitação. 

O coração de São Vicente de Paulo está conservado em um relicário na Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.   

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo