Igreja italiana

Papa nomeia religioso franciscano como arcebispo de Gênova

Padre Marco Tasca substituirá o Cardeal Dom Angelo Bagnasco, que, por limite de idade previsto no Código de Direito Canônico, pediu renúncia

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta sexta-feira, 8 a nomeação do novo arcebispo metropolitano de Gênova, Itália. O Papa Francisco nomeou Padre Marco Tasca, O.F.M. Conv., que deixou em 2019 o cargo de ministro Geral da Ordem dos Franciscanos Menores Conventuais. 

Padre Tasca foi Ministro Geral da Ordem por dois mandatos, de 2007 a 2019. / Foto: Franciscanos Conventuais – Arquivo

Padre Marco Tasca substituirá o Cardeal Dom Angelo Bagnasco, que, por limite de idade, previsto no Código de Direito Canônico, pediu renúncia.  A Igreja de Gênova tem relevante valor histórico na história eclesial, sendo portanto, uma arquidiocese de destaque na Igreja italiana. 

Leia também:
.: Deixemo-nos consolar pelo Deus da proximidade, exorta Papa
.: Missas com fiéis na Itália serão retomadas no dia 18 de maio

Padre Tasca, entre os trabalhos de evangelização desenvolvido, foi Ministro Geral da Ordem por dois mandatos, de 2007 a 2019. Além disso, ele foi eleito Presidente da Comissão Jurídica de 2013 a 2019 na União dos Superiores Gerais. Frei Tasca foi várias vezes presidente da Conferência dos Ministros Gerais Franciscanos e da Família Franciscana. 

Como representante dos religiosos, ele participou três vezes da assembléia do Sínodo dos Bispos como padre sinodal em 2012 no Sínodo da Nova Evangelização, em 2015 no Sínodo da Família e em 2018 no Sínodo da Juventude.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo