Santa Sé

Papa nomeia prefeito e secretário do dicastério para Cultura e Educação

Organismo vaticano foi criado a partir da Reforma da Cúria e se propõe à promoção e valorização da cultura no âmbito eclesial, bem como à preservação dos princípios fundamentais da educação católica

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Nomeação prefeito secretario para cultura e educação

Foto: Canção Nova

 

O Papa Francisco nomeou como Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação o Cardeal José Tolentino de Mendonça, atualmente Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé. Como secretário do mesmo órgão, foi nomeado Dom Giovanni Cesare Pagazzi. Dom Giovanni é Professor Titular de Eclesiologia e Comunidade Familiar no Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família em Roma. As nomeações foram divulgadas pela sala de imprensa da Santa Sé nesta segunda-feira, 26.

Dicastérios são os departamentos do governo da Igreja Católica que compõem a Cúria Romana, instituição administrativa da Santa Sé que auxilia a missão do Papa. A criação deste dicastério para Cultura e Educação foi fruto da Reforma da Cúria Romana, que modificou algumas estruturas vaticanas, a partir da Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium“. O documento foi publicado em 19 de março de 2022 e entrou em vigor em 5 de junho do mesmo ano. O organismo nasceu da unificação da Congregação para a Educação Católica com o Pontifício Conselho para a Cultura.

O que faz o órgão vaticano

A função do Dicastério para a Cultura e a Educação foi descrita na Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, no número 153. De acordo com o documento, este órgão “trabalha para o desenvolvimento dos valores humanos nas pessoas dentro do horizonte da antropologia cristã, contribuindo para a plena realização do seguimento de Jesus Cristo”. O órgão do Vaticano “é formado pela Seção para a Cultura, dedicada à promoção da cultura, à animação pastoral e à valorização do patrimônio cultural, e pela Seção para a Educação, que desenvolve os princípios fundamentais da educação com referência às escolas, Institutos superiores de estudos e pesquisas católicos e eclesiásticos e é competente para os apelos hierárquicos em tais matérias”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo