Igreja no Brasil

Papa nomeia novo bispo para diocese de Itumbiara (GO)

Dom José Aparecido Gonçalves estará à frente do governo pastoral de Itumbiara, sucedendo Dom Antônio Fernando Brochini, que se torna bispo emérito

Da Redação, com CNBB

Dom José Aparecido Gonçalves / Foto: Arquidiocese de Brasília

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira, 13, a nomeação de um novo bispo para a diocese de Itumbiara (GO): Dom José Aparecido Gonçalves, atual bispo auxiliar de Brasília (DF). A nomeação, feita pelo Papa Francisco, acontece simultaneamente à aceitação do pedido de renúncia apresentado pelo então bispo, Dom Antônio Fernando Brochini, por motivo de idade, e que agora se torna emérito.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou Dom José Aparecido pela nova missão. “Com alegria, recebemos a notícia de sua nomeação como novo bispo de Itumbiara (GO), na mesma data que marca o aniversário de 10 anos de sua ordenação episcopal. Expressamos nossos parabéns e votos de um frutuoso ministério nas terras goianas, sob a proteção de Santa Rita de Cássia, padroeira da diocese para a qual está sendo enviado.”

Da mesma forma, a Conferência deixou seu agradecimento a Dom Antônio Fernando pelos frutos de seu ministério. “Que agora, nesta nova fase de seu ministério, o senhor continue servindo com a plena consciência de que a emeritude implica também num momento novo de sua missão para o bem da Igreja. Rogamos a Deus que lhe cubra de bênçãos.

Sobre Dom José Aparecido

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida nasceu no dia 21 de julho de 1960, em Ourinhos (SP). Sua ordenação sacerdotal, realizada na arquidiocese de São Paulo, foi no dia 21 de dezembro de 1986, sendo incardinado na diocese de Santo Amaro (SP) em15 de março de 1989.

Em 1990, foi enviado a Roma para uma especialização em Direito Canônico. Em 1994 foi convidado para trabalhar no Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, exercendo a função de Adido de Secretaria até 2010. Neste ano, o então Papa Bento XVI o nomeou prelado de honra de Sua Santidade e subsecretário do Dicastério, função que exerceu até à nomeação episcopal. Durante a sua permanência em Roma, prestou colaboração pastoral em várias atividades da diocese de Roma: foi capelão da Clínica Sacra Famiglia e confessor extraordinário da Basílica de São Pedro durante o Grande Jubileu do ano 2000.

Na Santa Sé, foi comissário para a defesa do vínculo das causas de Matrimônio ratificado e não consumado (pela Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, competência que passou a seguir para a Rota Romana); membro da Comissão de Arbitragem e Conciliação do Ofício do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA).

Foi convidado a trabalhar também em diversas comissões interdicasteriais para estudar questões de governo da Igreja que envolviam a competência de vários dicastérios, além de várias colaborações ocasionais com outros; foi Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Atualmente, colabora com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica como auxiliar de comissariamento de alguns institutos. Recebeu o título de doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma.

Foi ordenado bispo auxiliar de Brasília em 13 de julho de 2013 pelo Cardeal Sergio da Rocha. Após a transferência de Dom Sergio da Rocha para a sede primacial de São Salvador da Bahia, Dom José Aparecido foi eleito dia 8 de junho de 2020 para a função de administrador diocesano de Brasília até dia 12/12/2020.

Sobre Dom Antônio Fernando Brochini

Dom Antônio Fernando Brochini / Foto: Diocese de Itumbiara

Dom Antônio Fernando Brochini nasceu em Rio Claro (SP) no dia 10 de novembro de1946. É membro da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos). Em 1958, após seus estudos primários, ingressou na escola apostólica Santa Cruz, dos Estigmatinos, em sua terra natal. Fez os estudos ginasial e colegial em Ribeirão Preto (SP), no Instituto Missionário Venerável Gaspar Bertoni. Em Campinas, cursou Filosofia no Instituto Estigmatino, cuja conclusão aconteceu no ano de 1967.

Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, entre 1967 e 1970, licenciou-se em Pedagogia, especializando-se posteriormente em Administração Escolar e Supervisão Educacional. De 1970 a 1973, cursou Teologia no Instituto João XXIII, na capital paulista, sendo que nesta mesma época exerceu a função de vice-diretor do Instituto de Ensino Sagrada Família, em São Caetano do Sul (SP).

Fez sua profissão religiosa em 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro do mesmo ano. De 1974 a 2001, exerceu as seguintes atividades na Província Estigmatina em Goiás e no Distrito Federal: formador do Seminário Menor, superior local e Provincial, diretor do ginásio senador Hermenegildo Moraes, pároco de Nossa Senhora do Carmo e mestre de Noviços; formador dos estudantes Professos Estigmatinos e diretor geral e administrativo do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), em Goiânia; superior provincial em Brasília e Morrinhos; formador dos estudantes de Filosofia e superior provincial em Goiânia.

Em 12 de dezembro de 2001, foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte. Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003, sucedendo a Dom Luiz Eugênio Perez. Em 15 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Itumbiara (GO). Tomou posse canônica na catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, em 3 de janeiro de 2015

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo