Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé servia como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro desde 2016
Da Redação, com CNBB
Nesta quarta-feira, 31, o Papa Francisco nomeou Dom Joel Portella Amado como bispo de Petrópolis (RJ). O religioso exercia a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) enviou uma saudação manifestando grande alegria pela nomeação. Além disso, agradeceu pela grande colaboração que o religioso deu durante anos na formação de sacerdotes, religiosos e leigos na Igreja no Brasil.
Dom Joel também enviou uma mensagem à Diocese de Petrópolis saudando todos os fiéis. “Iniciamos, hoje, um caminhar em comum. Por ele, elevo ação de graças ao Bom Deus, pedindo forças para que eu possa corresponder à missão recebida”, expressou.
Trajetória
Joel Portella Amado nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 2 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o doutorado em Teologia. Cursou ainda a faculdade de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro.
Em 7 de dezembro de 2016, foi designado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na catedral metropolitana do Rio de Janeiro. Desempenhou, desde então, o serviço de bispo auxiliar da referida arquidiocese.
Foi professor no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por 30 anos, e membro da Comissão Organizadora de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB 2019-2023.
Atuação na CNBB
Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019, em Aparecida (SP), foi eleito secretário-geral da CNBB para o quadriênio 2019-2023. Como secretário-geral, Dom Joel conduziu a conferência e garantiu a animação pastoral da Igreja no Brasil no período da pandemia da Covid-19, com destaque para a coordenação da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar”.
Também foi um dos dinamizadores da Animação do Sínodo no Brasil, tendo acolhido, em Brasília (DF), em março de 2023, o encontro do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo. Além disso, presidiu o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade e foi um dos responsáveis por implementar a modernização da gestão na sede e filiais.
Na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2023, Dom Joel foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB para o quadriênio 2023-2027.