Nomeação

Papa nomeia dois novos bispos auxiliares para a arquidiocese de Salvador

Monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues e Monsenhor Gabriel dos Santos Filho auxiliarão o Cardeal Sergio da Rocha no pastoreio da arquidiocese

Da Redação, com CNBB

Monsenhor Givan e Monsenhor Gabriel Foto Diocese de Caetite; Arquidiocese de São Salvador da Bahia

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta sexta-feira, 4, que o Papa Leão XIV acolheu a solicitação do arcebispo de São Salvador da Bahia (BA), Cardeal Sergio da Rocha, e nomeou dois novos bispos auxiliares para a arquidiocese: monsenhor Gabriel dos Santos Filho, atual vigário geral e pároco da arquidiocese de Salvador, e o monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues, sacerdote do clero de Caetité e reitor do Seminário de Teologia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os novos bispos auxiliares com uma mensagem. Nela, foi recordada a frase dita pelo Papa Leão XIV no Jubileu dos Bispos – que aconteceu na semana passada: “ser bispo é, antes de tudo, ser ponte entre Deus e o povo. Não pelo prestígio, mas pela entrega; não pelo poder, mas pelo serviço. O mundo precisa de pastores com o coração no Evangelho e os pés nas periferias”. Por fim a conferência agradeceu os novos bispos pelo “sim generoso” e desejou um “ministério frutífero, conduzido pelo Espírito Santo, especialmente junto à Igreja de Salvador”.

Monsenhor Gabriel dos Santos

Nascido em 8 de novembro de 1966, monsenhor Gabriel foi ordenado presbítero em 18 de março de 1995. É incardinado na arquidiocese de Salvador, onde desenvolveu grande parte de seu ministério.

Sua formação inicial ocorreu no Seminário Central da Bahia, com os cursos de Filosofia e Teologia realizados na Universidade Católica do Salvador. Em 2010, concluiu o mestrado em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, na Universidade Federal da Bahia. Também realizou, entre 2006 e 2007, o “Ano Internacional do Prado”, período de aprofundamento espiritual promovido pela Associação dos Padres do Prado, em Lyon, na França.

Ao longo de sua trajetória presbiteral, acumulou uma ampla experiência pastoral, formativa e missionária. Atuou como vigário paroquial, pároco e capelão em diversas comunidades de Salvador e do interior baiano. Foi pároco das paróquias do Santíssimo Sacramento (Itaparica), São Paulo Apóstolo (IAPI), Divino Espírito Santo (Alto das Pombas) e Nossa Senhora da Conceição (Valéria).

Entre 2008 e 2011, foi reitor do Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianney. De 2012 a 2015, esteve em missão na arquidiocese de Porto Velho (RO), onde atuou como responsável por uma área missionária e diretor de estudos do Seminário Maior João XXIII. Com forte ligação à espiritualidade do Prado, foi membro e coordenador da Associação dos Padres do Prado no Brasil, além de responsável pela formação da entidade desde 2019. Também teve papel de destaque como coordenador da Pastoral Afro-brasileira na arquidiocese de Salvador e como Capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, entre 2006 e 2012.

Monsenhor Gilvan Pereira

Natural de Mortugaba (BA), monsenhor Gilvan nasceu em 19 de setembro de 1972, e foi ordenado sacerdote em 17 de outubro de 1999. Sua formação inclui o bacharelado em Filosofia pelo Instituto Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA), e a licenciatura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Concluiu seus estudos teológicos no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte. Possui ainda mestrado em Teologia Moral com especialização em Bioética pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e cursou também parte do mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum.

Além disso, é psicólogo clínico formado pela PUC-Minas, com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema. Também possui especializações em Comunicação Social pela Universidade de São Francisco (SP) e em Logoterapia e Saúde da Família pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ao longo de sua trajetória, monsenhor Gilvan atuou como professor e incentivador das Escolas Famílias Agrícolas na Bahia, além de lecionar no Instituto Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista. Foi cofundador, coordenador e professor do curso de Teologia para leigos nas dioceses de Caetité e Livramento de Nossa Senhora. Exerceu importantes funções na vida pastoral e administrativa da diocese de Caetité, como coordenador diocesano de pastoral, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral.

Serviu como pároco em diversas comunidades, incluindo as paróquias Bom Jesus de Brumado e Sagrado Coração de Jesus, em Caculé. Também colaborou com paróquias na Itália e em Belo Horizonte. Entre 2015 e 2017, foi administrador diocesano de Caetité. Desde 2017, é reitor da Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte, responsável pela etapa do Discipulado na formação dos futuros presbíteros da diocese de Caetité.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo