Monsenhor José Silvio de Brito auxiliará o governo pastoral de Dom João Santos Cardoso
Da Redação, com CNBB

Monsenhor José Silvio de Brito / Foto: CNBB
O Papa Leão XIV nomeou um bispo auxiliar para a arquidiocese de Natal (RN): padre José Silvio de Brito, até então vigário geral da arquidiocese e pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição na capital potiguar. A nomeação foi divulgada nesta quinta-feira, 12.
Padre José Silvio, que será ordenado bispo, auxiliará o governo pastoral de Dom João Santos Cardoso, arcebispo local que está na arquidiocese desde 2023 e pediu ao Papa um auxiliar.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo auxiliar, dando as boas-vindas à Conferência. “Seja esse novo tempo de sua trajetória eclesial oportunidade para tornar realidade aquilo que o Papa Leão XIV nos indica como desejo mais ardente da Igreja: ‘que a Palavra de Deus chegue a cada membro e alimente a sua caminhada de fé’, abrindo-a continuamente à missão de chegar a todos.”
Biografia
Padre José Silvio de Brito nasceu em Cruzeta (RN), no dia 26 de dezembro de 1970, filho de Francisco de Brito Filho e de Maria da Paixão de Brito (in memoriam), sendo o quinto de sete filhos.
De família católica, ingressou no Seminário de São Pedro, da arquidiocese de Natal, no dia 2 de fevereiro de 1993. Após os estudos em Filosofia e Teologia, foi ordenado diácono em 10 de dezembro de 1999 e padre em 30 de Junho de 2000, na Catedral Metropolitana. Logo após a ordenação, assumiu a administração da Área Pastoral de Santa Maria, abrangendo os municípios potiguares de Santa Maria, Ielmo Marinho e Riachuelo.
Em 2001, foi designado para a função de pároco da paróquia de Santo Antônio de Pádua, no bairro Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, onde permaneceu por uma década. Em 2010, assumiu, como pároco, a paróquia de Santa Maria Mãe, também na Zona Norte da capital, e lá permaneceu até meados de 2019. Na sequência, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim (RN).
Em 2020, assumiu a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro das Quintas, em Natal, e, em 2023, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba (RN), onde permanece até hoje.
Durante toda a sua vida ministerial, tem colaborado direta e ativamente com a condução pastoral e administrativa da Arquidiocese de Natal. Já assumiu funções como: coordenador de zonal, mestre de cerimônias, coordenador do Setor de Leigos, vigário episcopal para o Clero. Desde o início do governo pastoral de Dom João dos Santos Cardoso, é vigário geral da arquidiocese.




