Dom Vítor Agnaldo de Menezes assumirá arquidiocese baiana e padre Antônio Ranis Rosendo dos Santos foi escolhido para diocese potiguar
Da Redação, com CNBB
A Santa Sé anunciou duas nomeações para o episcopado brasileiro nesta sexta-feira, 14. O Papa Francisco nomeou Dom Vítor Agnaldo de Menezes como novo arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) e escolheu o padre Antônio Ranis Rosendo dos Santos como novo bispo de Caicó (RN).
Com a nomeação, Dom Vítor Agnaldo de Menezes será transferido da Diocese de Propriá (SE). Em nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o religioso, desejando “que neste tempo de vivência da espiritualidade proposta pelo Ano Jubilar, possa o irmão ser portador da “esperança que realiza as promessas, introduz na glória e não desilude porque está fundada no amor, a esperança que não engana”.
O padre Antônio Ranis Rosendo dos Santos, que é missionário redentorista, receberá a ordenação episcopal. Atualmente, ele é pároco da paróquia Santíssimo Redentor, em Arapiraca (AL), formador do aspirantado e superior da comunidade religiosa. A presidência da CNBB também o saudou em nota, afirmando que “agradecidos pelo cuidado do Papa Francisco em prover a Igreja no Brasil com os Pastores de que necessita, acolhemos o irmão como futuro membro de nossa Conferência Episcopal”.
Trajetória de Dom Vítor Agnaldo de Menezes
![](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2025/02/dom-vitor-agnaldo-de-menezes-_-foto-diocese-de-propria-facebook.png)
Dom Vítor Agnaldo de Menezes / Foto: Diocese de Propriá no Facebook
Nasceu em 15 de junho de 1968 na fazenda Cipó, no município de Curaçá (BA). Foi ordenado sacerdote em 18 de abril de 1998, na Diocese de Jequié (BA), e bispo no dia 6 de janeiro de 2017.
Estudou Filosofia no Institutum Sapientiae, em Anápolis (GO) e Teologia na Universidade Católica de Salvador (BA). Possui especialização em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária, pelo Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), de Roma.
No Regional Nordeste 3 da CNBB, exerceu as funções de diretor regional da Pontifícia Obra da Infância Missionária; coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE); e secretário-geral da CNBB NE3 (2018-2023).
Foi administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju (SE) de 19 de julho de 2023 a 25 maio de 2024. É bispo diocesano de Propriá desde 2018.
Trajetória de Antônio Ranis Rosendo dos Santos
![](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2025/02/padre-antonio-ranis-_-foto-cnbb.png)
Padre Antônio Ranis Rosendo dos Santos / Foto; Reprodução CNBB (editada)
Nascido no dia 03 de setembro de 1973, no município de Porto da Folha (SE), Antônio Ranis Rosendo dos Santos iniciou o processo formativo no aspirantado da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.) em 1994, em Garanhuns (PE). Em 1997, foi para o postulantado, em Recife (PE), para cursar Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
No ano de 2001, fez o noviciado na cidade de Tietê (SP). A profissão religiosa foi celebrada no dia 2 de fevereiro de 2002, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Recife. Posteriormente, foi transferido para Fortaleza (CE) para iniciar o curso de Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará- ITEP. Recebeu a ordenação diaconal em 8 de dezembro de 2005 e a ordenação presbiteral em 16 de junho de 2006.
Em seu ministério sacerdotal, passou por Natal (RN, Arapiraca (AL), Recife, Campina Grande (PB), Goiânia (GO) e Trindade (GO), exercendo diversas funções. Em julho de 2022, retornou para Arapiraca para atuar como pároco da Paróquia Santíssimo Redentor. Atualmente, é formador do aspirantado e superior da comunidade religiosa.