CULTURA DO ENCONTRO

Papa no G7: missionários fortalecem a solidariedade na África

Francisco enviou uma mensagem a um evento do G7 que trata do papel dos missionários na África e incentiva os participantes a ‘perseverarem na promoção de uma cultura do encontro’

Da redação, com Vatican News

Papa durante audiência com ministros do G7 / Foto: Vatican Media – IPA via Reuters

O Papa Francisco expressou o seu “sincero apreço” por um evento do G7 em Itália centrado no papel dos missionários na promoção do desenvolvimento na África.

O evento terá lugar na quarta-feira, 23 de outubro, em Pescara, e intitula-se “Educação para o desenvolvimento em África: o papel das missões”. Foi organizado como parte da presidência italiana do G7 em uma série de reuniões de 22 a 24 de outubro.

Numa carta enviada quarta-feira ao ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, o Papa disse esperar que o encontro “fortaleça os valores da solidariedade e do compromisso humanitário daqueles que têm no coração a causa dos menos assistidos”.

Mesas redondas e testemunhos

O evento teve início às 16h30 (horário local) com a leitura da mensagem do Sucessor de Pedro por Davide Dionisi, enviado do governo italiano para a liberdade religiosa.

A mensagem de Francisco foi seguida por um discurso de Antonio Tajani, Ministro das Relações Exteriores italiano e Vice-Primeiro Ministro, e uma mesa redonda com a participação de vários bispos italianos, bem como do professor Shahid Mobeen, nascido no Paquistão, e do Pe. da Custódia da Terra Santa.

O Papa e o G7

O G7, ou Grupo dos Sete, é uma organização internacional que reúne sete das economias mais avançadas do mundo. A Itália ocupa a presidência rotativa do G7 para o ano de 2024, e o Papa enviou mensagens para vários eventos que ocorreram ao longo do ano até agora. Em junho, tornou-se o primeiro Papa a discursar no encontro com o G7.

O evento de quarta-feira sobre o papel dos missionários segue-se ao realizado em dezembro passado no Ministério das Relações Exteriores italiano, no qual o Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Dom Paul Richard Gallagher, fez o discurso de abertura.

A mesa redonda foi seguida por vários testemunhos de organizações missionárias que realizam trabalhos educativos em África.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo