Telegrama enviado por Francisco expressa sua proximidade às famílias que foram atingidas pelas enchentes no início da semana; tragédia deixou 41 mortos
Da Redação, com Vatican News e informações de Agência Brasil
Em meio às manifestações de pesar e de solidariedade que chegam ao Rio Grande do Sul, está também uma mensagem do Papa Francisco, expressando sua proximidade às vítimas das chuvas no estado do sul do Brasil. A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou o telegrama neste sábado, 2.
O texto é assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e é destinado ao arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leomar Brustolin. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, recebeu a mensagem e a repassou para o arcebispo.
O Papa Francisco, no documento, expressa sua solidariedade orante aos atingidos pelas chuvas e assegura o oferecimento de sufrágios pelas vítimas, assim como preces pelas famílias. Por fim, o Santo Padre concede a todos que estão sofrendo com as enchentes sua bênção apostólica.
Confira o telegrama na íntegra:
SUA EXCIA. REVMA.
DOM LEOMAR BRUSTOLIN
ARCEBISPO DE SANTA MARIA E PRESIDENTE DO REGIONAL SUL 3 DA CNBB
O SANTO PADRE DESEJA MANIFESTAR A SUA SOLIDARIEDADE ORANTE ÀS COMUNIDADES AFETADAS PELAS FORTES CHUVAS QUE, NOS ÚLTIMOS DIAS, ATINGIRAM O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, DEIXANDO UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO E MORTE. O PAPA FRANCISCO, COM SUA PATERNAL SOLICITUDE, QUER ASSEGURAR A VOSSA EXCELÊNCIA E AOS DEMAIS BISPOS DO REGIONAL, DOS SUFRÁGIOS QUE OFERECE PELO ETERNO DESCANSO DAS VÍTIMAS FATAIS, BEM COMO DAS PRECES QUE ELEVA AO ALTÍSSIMO PELAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS, DESEJANDO QUE A RECONSTRUÇÃO DAS LOCALIDADES ATINGIDAS OCORRA DE MANEIRA RÁPIDA E EFICAZ. COMO PENHOR DE CONFORTO, O ROMANO PONTÍFICE CONCEDE A TODOS OS QUE FORAM AFETADOS PELAS GRANDES ENCHENTES A BÊNÇÃO APOSTÓLICA.
CARDEAL PIETRO PAROLIN
SECRETÁRIO DE ESTADO
A situação do Rio Grande do Sul
Uma zona de baixa pressão se formou sobre o Rio Grande do Sul na segunda-feira, 4, provocando fortes chuvas na região. O fenômeno favoreceu a formação de um ciclone extratropical e a chegada de uma massa de ar frio, que avançaram sobre o estado e intensificaram as chuvas, causando enchentes em diversos municípios no estado.
De acordo com o último balanço da Defesa Civil do Estado, publicado na quinta-feira, 7, as chuvas provocaram 41 mortes. Além disso, há 25 pessoas desaparecidas, 43 feridos, 2.944 desabrigados e 7.607 desalojados, em 83 cidades. A estimativa do governo estadual é que mais de 120 mil pessoas tenham sido afetadas.
Manifestações da CNBB
No Brasil, o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime, também manifestou seu pesar pelas vítimas das chuvas, indicando que as dioceses de Santa Cruz, de Caxias e a região de Passo Fundo foram as mais atingidas pelos fenômenos meteorológicos.
Em nota, o religioso alertou que “essas tragédias estão nos recordando, mais uma vez, da importância de cuidar do clima e de nossa Casa Comum, que está enviando sinais que alertam para a necessidade de respeito e cultivo do necessário para que a mãe natureza possa continuar oferecendo aquilo do qual todos nós precisamos: condições de vida”.
Dom Jaime também enviou os seus sentimentos a todos os atingidos e falecidos, e reafirmou que a Igreja no Rio Grande do Sul e no país está promovendo ações de solidariedade para ajudar a mitigar o sofrimento dos que foram impactados diretamente pela tragédia.
Um dos exemplos é a campanha promovida pelo Regional Sul 3 da CNBB para que os fiéis façam doações por meio do PIX. No documento sobre o tema que foi publicado, Dom Leomar Brustolin, o bispo da diocese de Bagé (RS) e vice-presidente do Regional, Dom Cleonir Dalbosco, e o bispo de Montenegro (RS) e secretário da presidência, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva afirmaram que “a Igreja presente nas dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais não deixará de ouvir os clamores e contribuir naquilo que lhe é possível”. O recebimento das doações via PIX se dá por meio da chave 33685686001041 (CNPJ).