Episcopado

Papa Francisco nomeia cinco novos bispos para a Igreja no Brasil

Mudanças nas dioceses da Paraíba, em Maceió (AL), São Gabriel da Cachoeira (AM), Parnaíba (PI) e Manaus (AM) foram anunciadas nesta quarta-feira

Da redação, com CNBB

Da esquerda para a direita: padre Joaquim Hudson, padre Raimundo Vanthuy, Dom Edivalter Andrade, padre Alcivan Tadeus e Dom Carlos Alberto / Foto: Reprodução CNBB

O Boletim da Sala de Impensa da Santa Sé publicou nesta quarta-feira, 8, cinco novas nomeações feitas pelo Papa Francisco para a Igreja Católica no Brasil. Houve mudanças nas dioceses da Paraíba, em Maceió (AL), São Gabriel da Cachoeira (AM), Parnaíba (PI) e Manaus (AM).

A Presidência da CNBB enviou sua saudação a cada um dos nomeados.

Paraíba

O Santo Padre aceitou a solicitação do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e nomeou padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, como bispo auxiliar da arquidiocese e como bispo titular de “Fata”.

Com 51 anos de idade, Padre Alcivan atualmente é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó, na diocese de Caicó (RN).

Nasceu no dia 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN). Cursou filosofia e teologia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Sua ordenação presbiteral foi no dia 1º de fevereiro de 1997. Padre Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Maceió

O Papa acolheu o pedido do arcebispo de Maceió, no estado de Alagoas, Dom Antônio Muniz Fernandes, para contar com a colaboração de um coadjutor, e elegeu Dom Carlos Alberto Breis Pereira, transferindo-o da diocese de Juazeiro (BA).

Dom Beto, como é chamado, tem 58 anos de idade. Ele nasceu em 16 de setembro de 1965 em São Francisco do Sul, diocese de Joinville (SC), e é frade menor franciscano desde a década de 1980.

Cursou seus estudos de filosofia no Instituto de Teologia do Recife (Iter) e Teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda (IFTO). Dom Beto licenciou-se, ainda, em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Em 17 de fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). E em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como o quarto bispo da diocese. Atualmente é presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, que abrange os estados da Bahia e Sergipe.

Como coadjutor, Dom Beto ajudará o bispo local e pode substitui-lo, tendo direito à sucessão. 

São Gabriel da Cachoeira

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do Papa em acolher o pedido de renúncia de Dom Edson Tasquetto Damian, por motivo de idade, conforme o Código de Direito Canônico. E no mesmo ato, Francisco nomeou bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, o padre Raimundo Vanthuy Neto, do clero de Roraima.

Padre Raimundo Vanthuy Neto tem 50 anos de idade. Ele nasceu em 10 de maio de 1973, em Pau dos Ferros (RN), diocese de Mossoró. Em 1991, ingressou no Seminário São José da arquidiocese de Manaus, onde fez seus estudos de Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos do Comportamento Humano. Foi ordenado presbítero em 3 de junho de 2001.

Atualmente é membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e colabora como chanceler da diocese de Roraima. Também é reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e do Seminário Propedêutico.

Parnaíba

O Santo Padre nomeou Dom Edivalter Andrade, para a vacante diocese de Parnaíba, no Piauí, transferindo-o da diocese de Floriano, no mesmo estado. A diocese de Parnaíba estava vacante desde a transferência de Dom Juarez de Souza da Silva para a arquidiocese de Teresina, em janeiro deste ano.

Dom Edivalter Andrade, 61 anos, nasceu em 17 de abril de 1962 em Barra de São Francisco, diocese de São Mateus, no estado do Espírito Santo. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto da Arquidiocese de Vitória. Frequentou cursos para formadores de Seminários, um em Viamão e outro em Roma. É formado em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Foi ordenado sacerdote em outubro de 1989. Em março de 2017, foi nomeado como bispo de Floriano (PI), recebendo a ordenação episcopal em junho do mesmo ano.

Manaus

Atendendo à solicitação do Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, o Papa nomeou um novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Manaus (AM). Foi escolhido o padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, atualmente pároco da catedral. Ele será titular de “Macri” e auxiliar na arquidiocese de Manaus.

Natural de Parintins (AM), padre Joaquim Hudson nasceu no dia 31 de agosto de 1973 e este ano completou 50 anos de idade. Sua formação foi realizada no Seminário Arquidiocesano São José, em Manaus. Os estudos de Filosofia e Teologia foram no Centro de Estudos do Comportamento Humano. Padre diocesano, foi ordenado em 12 de outubro de 1999.

Possui graduação em Psicologia, mestrado em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, na Itália; e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, e pós-Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Porto, em Portugal.

Padre Joaquim coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus e é assessor da Cáritas Arquidiocesana de Manaus com foco em crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Atua junto à Pastoral do Povo da Rua e é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e pesquisador de uma universidade pública.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo