NA ITÁLIA

Papa expressa pesar pela morte do Cardeal Sergio Sebastiani, aos 92 anos

Purpurado faleceu na madrugada desta terça-feira, 16, em Roma; em vida, prestou longo serviço diplomático à Santa Sé e trabalhou no Grande Jubileu de 2000

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Sergio Sebastiani / Foto: Reprodução ROME REPORTS no YouTube

Faleceu, na madrugada desta terça-feira, 16, o Cardeal Sergio Sebastiani. O presidente emérito da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé morreu aos 92 anos, após uma longa doença.

A Santa Sé publicou um telegrama de pesar do Papa Francisco, que expressou suas condolências. No texto, agradeceu pelo testemunho deixado pelo cardeal, que “generosamente dedicou a sua vida a serviço do Evangelho e da Sé Apostólica”.

O Pontífice recordou algumas das funções desempenhadas pelo Cardeal Sebastiani ao longo de seu ministério, e elevou suas orações “pela alma deste servo bom e vigilante para que, acompanhado pela Virgem Maria, seja acolhido no banquete celestial eterno”. Por fim, o Santo Padre enviou sua bênção ao purpurado falecido, a suas irmãs que amorosamente o assistiram e àqueles que compartilham a dor pela sua morte.

Trajetória

Sergio Sebastiani nasceu em 11 de abril de 1931 em Montemonaco, na Itália. Em 1940, ingressou no Seminário Episcopal de Ascoli Piceno, e em 1946, transferiu-se para o Seminário Arcebispal de Fermo para concluir os estudos secundários. Em 1951, como aluno do Almo Collegio Capranica de Roma, frequentou os cursos de filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde obteve a licenciatura em Teologia Sagrada.

Depois, Sebastiani transferiu-se para a Pontifícia Universidade Lateranense, onde se formou em Direito Canônico. Foi ordenado sacerdote pelo arcebispo de Fermo, Dom Norberto Perini, em 15 de julho de 1956. Depois, prestou um longo serviço na diplomacia da Santa Sé, primeiro na América Latina e em Paris, depois como pró-núncio apostólico em Madagascar e Maurício, e por fim como núncio na Turquia.

Em 1994, foi escolhido como primeiro secretário-geral do Conselho da Presidência e do Comitê Central para o Grande Jubileu do Ano 2000. Nos três anos em que permaneceu no cargo, assumiu particular cuidado com a preparação delineada pelo então Papa João Paulo II, que nomeou-o presidente da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé em 1997 (ocupou o cargo até abril de 2008) e criou-o cardeal em fevereiro de 2001. No colégio cardinalício, participou do Conclave que elegeu o Papa Bento XVI em abril de 2005.

Funeral

O funeral do Cardeal Sergio Sebastiani será celebrado na quarta-feira, 17, às 14h30 , no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, juntamente com os cardeais presentes em Roma, arcebispos e bispos. No final da celebração eucarística, o Papa Francisco presidirá ao rito da Ultima Commendatio e da Valedictio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo