REUNIÃO ENCERRADA

Papa e cardeais abordam Sínodo, proteção de menores e Ucrânia

Comunicado da Santa Sé apresenta temas refletidos pelo Conselho de Cardeais durante reunião que aconteceu entre 26 e 27 de junho

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Praça São Pedro, no Vaticano / Foto: Guglielmo Mangiapane – REUTERS

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou, nesta terça-feira, 27, o término da reunião do Conselho de Cardeais. O organismo, juntamente com o Papa Francisco, realizou algumas sessões deliberativas desde a segunda-feira, 26, para falar sobre assuntos relacionados ao governo da Igreja.

Segundo o comunicado, participaram do encontro o Santo Padre, o secretário e os membros do Conselho. Eles contaram com a colaboração do Cardeal Gianfranco Ghirlanda na reflexão sobre os primeiros passos da implementação da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, cujo objetivo é promover uma reforma na cúria romana.

Outro objeto de discussão foi a sinodalidade. O Cardeal Mario Grech apresentou uma atualização sobre as passagens dos últimos meses, em vista da sessão do Sínodo dos Bispos que acontecerá em outubro.

Por fim, o Cardeal O’Malley deu informações sobre a última plenária da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores em maio. O religioso também falou da atualização dos regulamentos e práticas em toda a Igreja, para que os mecanismos de proteção dos menores sejam eficazes em todas as dioceses.

Leia mais
.: Lançada a consulta global para prevenir abusos na Igreja

A nota informa ainda que o conflito na Ucrânia também foi objeto de reflexão. A próxima reunião do Conselho de Cardeais acontecerá em dezembro deste ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo