Francisco acolheu pedido de renúncia de Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Campo Mourão (PR); Dom Bruno Elizeu Versari irá sucedê-lo
Da Redação, com CNBB
O Papa Francisco aceitou, nesta segunda, 10, o pedido de renúncia do bispo de Ponta Grossa (PR), Dom Sérgio Arthur Braschi, que completou 75 anos em dezembro. O Pontífice nomeou o bispo de Campo Mourão (PR), Dom Bruno Elizeu Versari, como o sucessor.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de agradecimento a Dom Sérgio. O texto recordou a simplicidade do trabalho pastoral realizado pelo bispo, manifestando que “neste novo tempo de seu ministério, possa contar com a intercessão e a proteção da Mãe da Graça Divina para levar a outros campos de missão a preciosidade simples de seus gestos, palavras e canções”.
A presidência da CNBB também saudou Dom Bruno pela nova fase de seu ministério. “Possam as bem-aventuranças, proclamadas no Evangelho de hoje, ser sempre inspiração em sua trajetória, especialmente no sentido de, cada vez mais, tornar-se pobre em espírito para alcançar a graça do Reino dos Céus”, registrou a nota.
Trajetória de Dom Sérgio Arthur Braschi
Dom Sérgio Arthur Braschi nasceu em Curitiba no dia 3 de dezembro de 1948. Ingressou em 17 de fevereiro de 1959, no recém-inaugurado seminário menor São José, Colônia Nova Orleans, onde terminou o primeiro grau e cursou o segundo grau, de formação clássica.
Passando ao seminário maior Rainha dos Apóstolos, de 1967 a 1969, cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em setembro de 1969, partiu para Roma, na Itália, para cursar Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Ao voltar ao Brasil, iniciou um trabalho missionário no Nordeste (ainda seminarista) que se repetiria durante vários anos seguidos. Foi ordenado sacerdote em 8 de julho de 1973. Atuou primeiramente como vigário paroquial na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e, em seguida, como diretor espiritual e professor do seminário menor São José (1974-1978) e diretor arquidiocesano da Obra das Vocações, e reitor do mesmo seminário (1979-1981).
Leia mais
.: Papa nomeia bispos para Rio do Sul (SC) e Floriano (PI)
Em 18 de fevereiro de 1998 foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba pelo Papa João Paulo II. Seu lema é “Vida, Doçura e Esperança”, baseado na oração da “Salve, Rainha”. No dia 16 de julho de 2003, foi nomeado bispo diocesano de Ponta Grossa, tomando posse no dia 5 de setembro de 2003.
Trajetória de Dom Bruno Elizeu Versari
Dom Bruno Elizeu Versari nasceu em 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota (SP). No ano de 1980, marcado pelo testemunho de São João Paulo II, entrou no Seminário Propedêutico em Maringá (PR). Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba (PR), e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR). Foi ordenado presbítero em 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta (PR).
No exercício do seu ministério presbiteral atuou como vigário, colaborou na formação dos seminaristas no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória, em Maringá, e também como pároco, ecônomo arquidiocesano, vigário-geral, membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros e diretor da Rádio Colmeia de Maringá.
No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Campo Mourão. Recebeu a ordenação em 25 de junho do mesmo ano, tomando posse em 9 de julho. Meses depois, em 6 de dezembro, com a aceitação da renúncia de Dom Francisco Javier ao governo pastoral de Campo Mourão, Dom Bruno assumiu oficialmente a função de bispo diocesano.
Durante a 60ª Assembleia Geral, realizada em abril de 2023, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.