Fé, sanfona e alegria. No clima das festas juninas, um padre sergipano tem evangelizado ao som de forró e lotado apresentações pelo Estado. Mais de 15 shows marcaram o mês de missão e música.
Reportagem e imagens de Silas Santos
Pároco da igreja de São Francisco de Assis, da cidade de Estância, sul de Sergipe, Padre Elesandro Mendonça tem alegrado muita gente com um instrumento bem peculiar. “Meu primeiro contato com a sanfona foi já no seminário, por volta do ano de 2010. Deus despertou em mim inclusive a vocação, mas vejo hoje também como um bálsamo inclusive de descanso, mas sobretudo também de evangelização à música”, contou o sacerdote.
Os primeiros shows foram com a ajuda da Zabumba e do triângulo. Hoje a banda é completa. A renda das apresentações, ele usa para reformar a Igreja. “Tem sido uma resposta muito positiva das pessoas que têm nos convidado a estar nos seus festejos e também feito essa ajuda ainda. A minha parte do cachê é toda voltada para a nossa paróquia”, completou ele.
Já são mais de 15 shows realizados nesse mês dedicado ao Santos Juninos. O dom para música iniciou cedo, logo na adolescência, tendo como referência o seu
pai, que tocava violão nos finais de tarde. “Ele pegava violão, escondido deu, pegava lá o violão ficava lá e via eu fazendo sozinho. E foi, ficava de olho direto”, relembrou o pai de padre Elesandro, José Augusto Oliveira.
O comerciante e paroquiano,Josivaldo Souza partilhou a vivência.“O show do padre Elesandro é animador, é alegre, ninguém fica parado. Porque muitas vezes a gente procura coisas do mundo, mas é a felicidade passageira. Mas quando a gente tá como paróquia e vem um padre desse, a gente se alegra muito.”
“A gente leva o forró tradicional, o raiz, mas também a nossa música católica no ritmo de forró, com muita oração e com muito louvor. É uma experiência da alegria de Deus, mas que aprofunda também nossa vida e nossa intimidade através da oração”, concluiu o padre.