Ordenação do frei André Fernandes Oliveira aconteceu em Aracaju, na Igreja de São José de Anchieta, no bairro Augusto Franco, onde o religioso nasceu e se criou
Reportagem de Silas Santos e Sidiclei Sales
No mesmo dia em que o Cardeal Robert Prevost, agostiniano, foi eleito Papa e assumiu o nome de Leão XIV, um religioso agostiniano recebeu a ordenação presbiteral. O frei André Fernandes Oliveira foi ordenado na Igreja de São José de Anchieta, no bairro Augusto Franco, em Aracaju, onde o religioso nasceu e se criou.
A ordenação foi conduzida pelo bispo de Caruaru, Dom Ruy Gonçalves, OFMCap, O.S.A., e contou com a presença do provincial geral dos agostinianos do Brasil, o frei Maurício Manosso, além de familiares, amigos, paroquianos e membros do clero da arquidiocese.
Na paróquia, ele foi coroinha e participou ativamente da vida paroquial. Ingressou no seminário de Santo Agostinho em Curitiba (PR) no ano de 2017. Foi para o Peru, onde morou durante um ano, vivendo intensamente o carisma da Ordem de Santo Agostinho.
“Viemos para celebrar a ordenação do frei André, e tivemos a grande surpresa e alegria de o Papa Leão XIV ser agostiniano, justamente no dia em que estávamos em festa para a ordenação do nosso irmão, aqui na terra dele, em sua comunidade, sua paróquia, São José de Anchieta, onde viu ele crescer”, expressou frei Maurício Manosso.
O provincial geral afirmou que este foi um momento muito bonito, histórico, para toda a família agostiniana. “E agora, daqui dessa terra, também tem um agostiniano pelo mundo, porque nós fazemos votos religiosos e temos a missão, também como fonte do nosso carisma, tanto é que o frei André vai residir na cidade de Rolândia, no Paraná”, concluiu.