6 A 9 DE NOVEMBRO

Ordem do Santo Sepulcro realizará Consulta sobre formação de membros

Evento apresentado em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 31, refletirá sobre a formação dos cavaleiros da ordem e terminará com audiência com o Papa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Reprodução Ordine Equestre del Santo Sepolcro di Gerusalemme

Na manhã desta terça-feira, 31, foi apresentada a Consulta 2023 da Ordem Equestre do Santo Sepulcro. Por meio de uma coletiva de imprensa, algumas autoridades ligadas à ordem falaram sobre o evento que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro.

O governador-geral da ordem, o embaixador Leonardo Visconti di Modrone, explicou que a Ordem Equestre do Santo Sepulcro, “de antiga origem cavaleiresca”, é uma instituição moderna, composta por aproximadamente 30 mil cavaleiros e damas, todos voluntários, reunidos em 64 tenências ou delegações magistrais em 40 países diferentes. A ordem está presente em todos os continentes e em expansão na África, na América Latina e no Oriente.

Modrone afirmou ainda que a ordem é um ente central da Igreja, chefiado por um cardeal grão-mestre nomeado pelo Papa, e dirigido e administrado por um governador-geral auxiliado por um grão-magistério. O objetivo da ordem é promover a prática das virtudes evangélicas entre os seus membros e inspirar o zelo pela Terra Santa na comunidade eclesial, apoiando a presença cristã ali.

Formação dos cavaleiros e damas

Em relação ao evento que acontecerá em novembro, o governador-geral pontuou que a Consulta trata-se da assembleia geral dos tenentes e delegados magistrais, responsáveis pelas diversas estruturas periféricas da Ordem espalhadas pelo mundo. Eles se reúnem a cada quatro anos em um encontro de caráter consultivo, presidido pelo cardeal grão-mestre da ordem, Cardeal Fernando Filoni, e moderado pelo governador-geral, o próprio Modrone.

Diferentemente de outros anos, desta vez a Consulta abre a possibilidade de participação dos grão-priores das tenências na condição de observadores. O tema do encontro gira em torno da formação dos membros da ordem, levando em conta a necessidade de uma melhor coordenação entre os componentes leigos e eclesiásticos.

Sobre este assunto, o Cardeal Filoni comentou que identificou a necessidade de dedicar atenção ao tema da formação na escuta das realidades vividas e na reflexão mais ampla sobre os aspectos fundamentais a partir da espiritualidade da ordem. “A formação é e deve ser cada vez mais cuidada com atenção, permitindo assim que os futuros membros, mas também – através da formação contínua – aqueles que já fazem parte da vida da ordem há algum tempo, cresçam na sua compreensão da missão para a qual estão comprometidos”, expressou.

Programa da Consulta

Modrone indicou ainda que o programa da Consulta inclui uma sessão plenária de abertura, com a participação de representantes da Secretaria de Estado e da Congregação das Igrejas Orientais, seguida de um encontro do cardeal grão-mestre e do governador-geral, primeiro coletivamente com os grão-priores, e depois separadamente com os tenentes individuais.

Ao mesmo tempo, os tenentes se dividirão em quatro grupos de trabalho, coordenados pelos quatro vice-governadores da ordem, a fim de examinar e discutir o instrumentum laboris elaborado pelo cardeal grão-mestre e formular eventuais observações com vistas à elaboração de um documento final. Ao final dos trabalhos, os participantes serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco e, em seguida, farão uma peregrinação à Basílica de São Paulo Fora os Muros e ao Santuário do Amor Divino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo