Neste domingo

Oração, penitência e conversão: como viver a Festa da Misericórdia

Festa da Misericórdia foi instituída pelo Papa João Paulo II em 2000

Thiago Coutinho,
Da redação

Entre os dias 18 e 19 de abril, a Canção Nova realiza a Festa da Misericórdia / Foto: Canção Nova

Neste domingo, 19, é celebrada a Festa da Misericórdia. Instituída pelo Papa João Paulo II, em 2000, para toda a Igreja, ela é comemorada sempre no primeiro domingo após a Páscoa. Este ano, porém, diante de todas as restrições impostas pela pandemia causada pelo coronavírus, a celebração toma novos contornos.

“Este ano, para nós, aqui na Comunidade Canção Nova, a festa será totalmente diferenciada não pelo conteúdo, mas pela falta do povo”, lamenta o padre Uélisson Pereira, um dos sacerdotes que participará da celebração entre os dias 18 e 19 de abril. “Padre Jonas até mesmo escreveu um documento, ‘entramos no Tempo da Misericórdia’, e pediu para que nós, membros da Comunidade Canção Nova, fôssemos os braços de Jesus, para comunicarmos a misericórdia do Senhor Jesus”, reitera.

E, para sobrepor este obstáculo que é o distanciamento social imposto também pela Igreja, a Canção Nova transmitirá a Festa da Misericórdia pelos seus meios de comunicação. “As pessoas poderão participar e vemos isso com uma perspectiva positiva, pois as pessoas poderão se reunir com os membros da sua casa para viver a beleza desta festa, pois Jesus mesmo pediu: ‘reúna os pecadores e falem a eles da minha Divina Misericórdia, pois, neste dia, derramarei um mar de misericórdia no coração das pessoas’”, exalta o sacerdote. “Estaremos unidos de coração”, acrescenta.

Como viver esta espiritualidade?

Existem várias maneiras de expressar a devoção à Divina Misericórdia: a festa, o terço, o Diário da Irmã Faustina. Padre Uélisson explica mais detalhadamente o que Jesus nos pede neste momento de celebração.

“Em primeiro lugar, a oração, às 15h, a Hora da Misericórdia que Jesus revelou a Santa Faustina, pedindo para que ela se recolhesse e meditasse sobre Sua Paixão. Depois, temos a Festa da Misericórdia.

A outra realidade é a divulgação deste culto da Divina Misericórdia para levar as pessoas a conhecerem a mensagem, não como devoção, e sim como espiritualidade para este nosso tempo, conhecer as revelações do Diário de Santa Faustina. E, por fim, a veneração do quadro. Jesus disse à Santa Faustina que pintasse Sua imagem, a fim de que as pessoas que O venerassem alcançassem suas graças”, explica.

Como viver, mesmo após a pandemia

Oração, penitência e conversão são algumas das maneiras que os fiéis podem levar adiante para elevar a sua espiritualidade, mesmo e sobretudo, após esta pandemia. “O próprio Jesus, quando deu início à Sua pregação pública, disse: ‘convertei-vos e crede no Evangelho, pois o Reino dos Céus está próximo de vós’. Então, é o Senhor quem vem ao nosso encontro, precisamos dessa conversão diária, porque amamos o nosso Senhor Jesus Cristo”, detalha padre Uélisson.

A penitência também é fundamental. “A penitência é a forma de mortificação do corpo, da vontade, tendo em vista como grande intenção nos aproximarmos do Nosso Senhor Jesus Cristo. Além dessas realidades, as obras de misericórdia, sejam elas espirituais ou corporais”, afirma o sacerdote. “O próprio Senhor nos diz que, no Juízo Final, seremos julgados pelas boas obras. Conhecermos as Obras de Misericórdias, sejam elas corporais ou espirituais”, finaliza.

Serviço

A atual edição da Festa da Misericórdia na Canção Nova atenderá pelo tema “Como é grande, ó Pai, a Vossa misericórdia”. As pregações serão voltadas à reconciliação e inspiradas na Oração Eucarística VII.

Devido às determinações de isolamento social impostas pelas autoridades, por conta da pandemia causada pelo coronavírus, a celebração será transmitida pelos meios de comunicação da Canção Nova. Para mais informações acerca do evento, clique aqui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo