PROVAS

Oração e estudo ajudam candidato a alcançar bom desempenho no Enem

Jovem que faz sua parte nos estudos e busca equilíbrio cuidando do lado espiritual

Mais de cinco milhões de candidatos participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Em Brasília, um jovem que concluiu o ensino médio compartilha a rotina de estudos que conciliou disciplina e uma busca por equilíbrio e espiritualidade — escolhas que fizeram diferença no desempenho e no resultado alcançado no ENEM.

Reportagem de Aline Campelo e Ersomar Ribeiro

Entre provas, livros e simulados, a jornada de um estudante do ensino médio pode ganhar uma contribuição decisiva. “Eu nunca deixei de buscar. Então, nessa parte de estudos, eu nunca deixava de buscar Deus, fazer uma oração nos estudos, porque quando está difícil, eu sempre aprendi que a gente tem que buscar a Deus”, contou o estudante, João Pedro Brito de Andrade. 

Ao conciliar a rotina intensa de estudos com o cuidado com o corpo e a busca espiritual, João alcançou o resultado esperado. “Eu fiquei muito feliz com a minha nota e principalmente em redação, que eu tenho um pouquinho mais de dificuldade em humanas”, relatou ele. 

Mas foi no silêncio interior que o João encontrou forças para seguir. Em meio às pressões típicas do último ano do ensino médio, a escolha de alimentar o espírito e buscar a Deus se tornou indispensável. Momentos diários de oração, meditação e reflexão o ajudaram a manter o equilíbrio emocional, a confiança e a esperança, mesmo nos dias de cansaço e dúvidas. 

A preparação não se resumiu a horas diante do caderno. O estudante aprendeu cedo que o corpo precisa de alimento, mas sobretudo o espírito. “Me guiou muito. Em alguns momentos estava difícil aqui no colégio, na parte do contraturno, eu ia para a capela dentro da escola, para fazer uma oração ou só ficar em silêncio mesmo”, lembrou o estudante. 

Este sacerdote em Brasília desenvolve um trabalho assíduo com jovens estudantes durante todo o ano. “No momento em que eles estavam estudando para fazerem as provas, para fazer o Enem, para fazer um concurso, eles ficam muito nervosos. A fé ela ajuda em fazer com que o jovem possa centrar naquilo que eles querem”, afirmou o reitor e pároco da Basílica do Santuário São Francisco de Assis em Brasília, Frei Flávio Freitas.

Frei Flávio explica que as atividades no santuário fortalecem a conduta do estudante. “Peça intercessão, mas é necessário que você faça sua parte”, aconselhou ele. 

A história inspira outros jovens a enxergarem que o estudo não é um fardo solitário, mas como parte de uma vida integral. É uma caminhada onde os sonhos e o futuro são sustentados por equilíbrio, propósito e fé. “Deus é o caminho, a verdade e a vida”, concluiu João.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content