A igreja celebrou nessa quinta-feira, 16, o dia de Santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados.Em São Paulo um santuário recebe muitos devotos e testemunhos alcançados por intercessão da santa.
Reportagem de Aline Imercio e Antonio Matos
Clarindo se emociona ao lembrar da graça que recebeu. Estava desempregado e prestes a perder o apartamento. Pediu a intercessão de Santa Edwiges, padroeira dos endividados. “Eu comentei com o padre, cheguei aqui desesperado, mas desesperado. Faltando acho que três dias para terminar o prazo, chegou a solução. ‘Como que chegou a solução?’ Eu consegui vender um carro que eu tinha. Tudo que a gente pediu até hoje a gente sempre alcançou”, testemunhou o aposentado, Francisco de Assis Pereira.
Maria lembra que recorreu à santa pela saúde de sua filha e também quando estava com as contas em atraso. “Com um mês eu eu paguei tudo, mas eu venho todos os dias pra missa de três horas e tô aqui rezando pela minha família e por todos aqueles que necessitam das minhas orações”, contou a diretora do Pacto contra a Fome, Maria Siqueira.
Santa Edwiges é conhecida como padroeira dos pobres endividados, porque mesmo em meio à nobreza, nunca deixou de ajudar aos mais necessitados. Pagou dívidas dos que eram presos por esse motivo e visitava famílias na miséria.
“Ela foi mãe, esposa, ela foi uma mulher do seu tempo, uma família religiosa, ela era de uma família nobre do seu tempo e no relacionamento com as pessoas, então era uma mulher de um coração enorme”, lembrou o pároco e reitor do Santuário Santa Edwiges, padre Orestes Monteiro de Melo.
Edwiges também se destacou como religiosa após a perda de parte de seus filhos e de seu marido. Ingressou no convento e foi canonizada em 1267. No Santuário de Santa Edwiges, na zona sul de São Paulo, uma obra social também auxílio aos adultos e crianças em vulnerabilidade.
“Aquilo que ela fazia no tempo dela é o que a obra social OSSE faz hoje para ajudar as pessoas aqui das imediações que passam por alguma dificuldade. Tentativa de atualizar a mensagem e a missão de Santa Edwiges hoje”, concluiu o padre.