FEITEC

Obra Social Dom Bosco realiza Feira Educativa de Inovação e Tecnologia

A Feira Educativa de Inovação e Tecnologia (FEITEC), realizada pela Obra Social Dom Bosco, acontece na Zona Leste, da capital paulista e aborda temáticas que contribuem para o crescimento pessoal, profissional e social dos participantes.

Reportagem de Nathália Cassiano e Gilberto Pereira

Basta que sejam jovens para que eu vos ame. A frase de Dom Bosco é a essência do sistema preventivo. A abordagem pedagógica é utilizada nas associações da rede salesiana, que tem o compromisso de dar assistência à juventude.

Na capital paulista, a sexta edição da Feira Educativa de Inovação e Tecnologia é um aprofundamento desta experiência informativa e social. “Como salesianos de todo mundo buscamos adentrar no mundo da tecnologia com uma mentalidade que busca sempre aproveitar de todo mundo tecnológico para oferecer aos jovens a oportunidade de uma sociedade que dialoga com a realidade atual”, apontou o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, padre Fabio Attard.

“Muitos jovens e aprendizes que querem se qualificar para o mercado de trabalho encontram em Dom Bosco um caminho”, contou o fundador da Obra social Dom Bosco, padre Rosalvino Morán.

“O nosso sistema preventivo faz com que a gente congregue, promova”, afirmou o vice-diretor da Obra Social Dom Bosco, Antônio Carlos Martins.

A feira reforça o compromisso com a educação, cidadania e com a inclusão social. O espaço conta com mais de 90 expositores e deve receber mais de 20.000 visitantes. “Então, nós temos oficinas que trabalham desde as plantinhas até de que forma tecnológica nós podemos ajudar o meio ambiente”, comentou a educadora, Eliene Alluci.

O espaço é aberto ao público e promove workshops para inserir o jovem no mercado de trabalho. Um exemplo é a oficina de engenharia mecânica. “Então, cada módulo desse nosso pode ser uma profissão ou um tipo de oficina como autônomo. E os mais velhos vão fazer o quê? Uma reciclagem, um reencaixe no mercado também e uma requalificação”, explicou o responsável mecânico, Flavison Francisco da Silva.

“E o diferencial deste ano é a oficina de energia solar. A gente tem o sistema que funciona com banco de baterias, sistema híbrido, o sistema isolado, o sistema que depende da rede para funcionar em conjunto”, constou o engenheiro eletricista, Pedro Henrique Sinobio.

“O sistema de energia solar é um sistema de energia de corrente contínua que é diferenciado”, falou o estudante, Marcogalem de Andrade. “Eu tô nesse momento assim, nessa transição de entender o que é uma energia não renovável para uma renovável”, concluiu o estudante, Maurício dos Santos.

A feira vai até o dia 20 de setembro com entrada gratuita.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo