Centenário

O que diria João Paulo II nesta realidade de pandemia? refletem bispos

Bispos poloneses divulgam carta por ocasião do centenário de nascimento de São João Paulo II, a ser celebrado dia 18 de maio

Da redação, com VaticanNews

São João Paulo II durante seu papado/ Foto: Arquivo

“O que nos diria hoje São João Paulo II? Qual mensagem dirigiria a seus compatriotas em maio de 2020”, neste momento tão difícil para todos nós, que estamos lutando contra a pandemia do coronavírus? Pergunta-se a Conferência Episcopal Polonesa, numa carta, que será lida nas igrejas no domingo, 17 de maio, vigília do aniversário de nascimento do Papa polonês.

Os bispos respondem à pergunta com as seguintes palavras: “Não tenhais medo! Abri, aliás, escancarai as portas a Cristo! Abri a seu poder salvador os confins dos Estados, os sistemas econômicos e os sistemas políticos, os vastos campos da cultura, da civilização, do desenvolvimento. Não tenhais medo! Cristo sabe ‘o que há dentro do homem’. Somente Ele o sabe!”

Somente Cristo tem a resposta

“Cristo sabe – acrescentam os prelados – o que cada um de nós traz dentro de si hoje, conhece perfeitamente nossas alegrias, ansiedades, esperanças, medos e desejos. Somente Ele tem a resposta às interpelações que nos fazemos agora.”

O episcopado se diz convencido de que “se o Papa polonês vivesse hoje, certamente compreenderia as pessoas que se encontram em isolamento e na quarentena. Rezaria pelos doentes, pelos mortos e por suas famílias”. Ele, que durante sua vida foi várias vezes internado no hospital, sem poder celebrar a Missa, e que tinha sofrido a perda de seu irmão Edmund, morto aos 26 anos, porque, jovem médico, foi infectado por um paciente.

Ensinamento válido ainda hoje

Por conseguinte, “São João Paulo II compreendeu e apreciou os trabalho dos médicos, dos enfermeiros, daqueles que prestam socorro e dos agentes de saúde que encontrou e pelos quais rezou tanto” em sua vida, lê-se na carta dos bispos.

O ensinamento do Papa polonês, que visitou 132 países e cerca de 900 cidades ao longo de seu Pontificado, é hoje ainda válido. Já em 2002, o Santo Padre tinha convidado a Igreja a zarpar para as profundezas do cyber-espaço” e já se tinha expressado pedindo a proteção da vida humana desde a concepção até a morte natural.

O Papa Francisco e São João Paulo II

O próprio Papa Francisco, na introdução do livro “100 anos. Palavras e imagens”, publicado pela Livraria Editora Vaticana, para a ocasião do centenário de nascimento de São João Paulo II, confessa ter olhado para ele “muitas vezes, ao longo de sua vida de sacerdote e de bispo, pedindo em suas orações o dom de ser fiel ao Evangelho como ele nos testemunhava”.

Atentado sofrido pelo Papa polonês

Por fim, a carta recorda as palavras do cardeal Stanisław Dziwisz que descrevem o momento do atentado ao Papa polonês, sobre como permanecera calmo, embora a situação fosse dramática e a ameaça de morte fosse concreta; sobre como, mesmo sentido a dor pelas feridas, não mostrasse pânico e antes de perder a consciência, imediatamente confiou-se a Maria, pedindo para perdoar aquele que tinha atirado contra ele.

Leia também
.: Papa Francisco escreve prefácio de livro que recorda São João Paulo II

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo