Sem proteção

Núncio na França, Dom Ventura perde imunidade diplomática

Para tomar essa decisão, a Santa Sé aguardava a conclusão da fase preliminar do procedimento ― comunicada a ele no final de junho ― à qual Dom Ventura participou livremente

Da redação, com Vatican News

Emmanuel Macron, presidente da França (à esq.) e Dom Luigi Ventura (à dir.) / Foto: Reprodução Reuters

“Posso confirmar que a Santa Sé renuncia à imunidade jurisdicional a qual tem direito o Núncio Apostólico na França, Dom Luigi Ventura, por força da Convenção de Viena de 18 de abril de 1961 sobre as relações diplomáticas, para fins do procedimento penal que lhe diz respeito”.

Foi o que anunciou na tarde desta segunda-feira, 8, o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, respondendo a perguntas de jornalistas.

Trata-se de um gesto extraordinário que confirma a vontade do Núncio, expressa desde o início dos acontecimentos que o envolvem, de colaborar plena e espontaneamente com as autoridades judiciais francesas, competentes para o caso.

Para tomar essa decisão, a Santa Sé aguardava a conclusão da fase preliminar do procedimento ― comunicada a ele no final de junho ― à qual Dom Ventura participou livremente.

A decisão da Santa Sé foi oficialmente comunicada às autoridades francesas na semana passada.

Dom Luigi Ventura, de 74 anos, é acusado de “agressão sexual” contra jovens adultos. O caso veio à público em 24 de janeiro, quando a Procuradoria da República de Paris abriu uma investigação por “agressão sexual”, após ter recebido uma denúncia, à qual somaram-se outras duas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo